Português (Brasil)

Rio Negro registra primeiro caso de coronavírus

Rio Negro registra primeiro caso de coronavírus

Compartilhe este conteúdo:

Secretária municipal de Saúde de Rio Negro Simone Gondro e enfermeira Ana Paula Kühl Alves, coordenadora de epidemiologia do município durante a coletiva online

 

Rio Negro registra primeiro caso de coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Negro fez coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (26) para esclarecer o caso.

Durante a coletiva, a secretária municipal de saúde de Rio Negro Simone Gondro confirmou que uma paciente rionegrense, de 29 anos, que foi atendida no Hospital de Mafra, testou positivo para o novo coronavírus.

A identidade da paciente está sendo preservada. Mas segundo a secretária, ela esteve em Curitiba e Balneário Camboriú, mas afirmou que ela não esteve fora do país recentemente. Simone explicou ainda que não foi uma contaminação que aconteceu dentro do município e pediu calma para a população.

“Pedimos que a população se mantenha em casa, que mantenham os cuidados básicos e que os idosos fiquem muito mais atentos neste momentos as orientações básicas de saúde, evitando assim uma possível contaminação” disse Simone.

Saiba mais

A enfermeira Ana Paula Kühl Alves, coordenadora de epidemiologia do município, disse que no momento “quero acalmar a população que este primeiro caso já estava sendo aguardado, em algum momento chegaria no município. E isso só pede para que a população continue mais atenta, lavando bem as mãos, usando álcool gel, e se mantendo em casa”.

“Estamos seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, e temos uma parceria com a Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Mafra” explicou.

Ela afirma ainda que a paciente estava em resguardo domiciliar desde a suspeita do caso e está sendo monitorada, mas que passa bem, e pede que a população não entre em pânico. A enfermeira reforça que a população acompanhe as divulgações oficiais dos órgãos responsáveis evitando assim a disseminação de fake news. Na coletiva também foi explicado que a equipe de saúde está monitorando as pessoas que tiveram contato recente com a paciente infectada.

Ainda, Simone Gondro reforçou que as pessoas se mantenham atentas e caso apresentem algum sintoma deve procurar a UBS Irajá Martins, que conta com equipe preparada para atender a população, das 8 às 21h, todos os dias da semana. Foi disponibilizado também atendimentos via WhatsApp para tirar dúvidas sobre o novo coronavírus.

Testes Rápidos

Durante a coletiva outro assunto abordado foram os testes rápidos. A enfermeira Ana Paula disse que o município está aguardando informações do Estado de quando estarão disponíveis estes testes. E explicou que quando chegarem, os primeiros testados serão os profissionais da saúde que estão atendendo para garantir a qualidade do atendimento e a preservar a saúde dos servidores. Depois disso, será disponibilizado para toda a população.

“Isso acontecerá quando o Estado receber os testes e repassar para os municípios, coisa que ainda não aconteceu” explica. “É o momento da população ficar em casa, manter as recomendações de saúde e não criar pânico para os outros. Estamos trabalhando em conjunto com o município de Mafra para que isso passe logo” finaliza.

Compartilhe este conteúdo: