Português (Brasil)

Dicas de como ter uma rotina alimentar mais saudável na quarentena.

Dicas de como ter uma rotina alimentar mais saudável na quarentena.

A nutricionista do SESC de Rio Negro –PR, Bruna Aparecida da Silva, explica como manter sua saúde alimentar em dia.

Compartilhe este conteúdo:

Por Aline Cardoso

Passar pela quarentena de forma saudável depende também da alimentação

A alimentação é forte aliada para se prevenir de doenças contagiosas, auxilia na manutenção do mecanismo de defesa do nosso corpo e na imunidade” (Bruna Aparecida da Silva – nutricionista)

Em meio a tudo que estamos vivendo nossa rotina alimentar também teve uma grande mudança. Com o isolamento social as pessoas tendem a ficar mais ansiosas e comerem mais, saindo assim da sua dieta habitual.

Se acompanharmos as redes sociais podemos notar muitas lamentações, sendo por brincadeira ou não, das pessoas relatando de como estão passando o dia comendo além do normal.

A nutricionista do SESC de Rio Negro –PR, Bruna Aparecida da Silva, explica que “estar mais tempo em casa nos faz sofrer uma influência visual dos alimentos disponíveis em móveis da cozinha, por exemplo: comer só porque viu o alimento e usar a comida como passatempo”.  Mas para isso não sair do controle é preciso criar uma rotina tomando algumas medidas simples. A nutricionista nos ajuda a detectar a famosa fome ou vontade de comer. “Primeiramente antes de ingerir um alimento devemos nos perguntar ‘estou com fome?’. Qual a nota para a fome? Após a reflexão conseguimos determinar se é fome ou vontade de comer um alimento específico, visto que não existe fome de chocolate, por exemplo, isto está ligado diretamente ao emocional", comentou. Após determinar o que você está sentindo é o momento em que se deve pensar em uma rotina a seguir.

A alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo e é comum que quem tem o hábito de comer alimentos saudáveis e naturais tenha a imunidade mais alta. “A alimentação é forte aliada para se prevenir de doenças contagiosas, auxilia na manutenção do mecanismo de defesa do nosso corpo”, explicou Bruna.

Além das recomendações de lavar frequentemente as mãos e passar álcool gel, devido à pandemia do novo vírus Covid-19, outro ponto a se atentar é manter a imunidade sempre alta e alguns alimentos e nutrientes podem ajudar, veja:

- Pro bióticos: Kefir e Iogurte Natural;

- Zinco: cereais integrais, semente de abóbora, nozes, frutos do mar;

- Vitamina C: abacaxi, limão, laranja, kiwi, morango;

- Vitamina E: óleos vegetais, semente de girassol, amêndoas, avelã;

- Vitamina A: cenoura, abóbora, mamão, damasco, espinafre, gema de ovo;

- Ferro: feijões, lentilha, brócolis, espinafre, couve, quinoa e carnes vermelhas.

Siga também estas dicas para sua quarentena ser mais saudável

- Identifique a causa da fome ou vontade de comer exageradamente;

-Tenha uma alimentação rica em legumes, verduras e frutas;

- Beba bastante água (às vezes não é fome e sim sede)

- Comer de três em três horas;

- Prefira alimentos naturais e receitas ligadas a sentimentos (bolo de cenoura receita da avó);

- Planeje suas refeições ao longo do dia;

- Dê preferência a temperos naturais, como: cebolinha, salsa, manjericão, alho e orégano;

- Evite "beliscar" entre as refeições.

Depois das dicas da nutricionista vale lembrar também que manter a sua rotina de quarentena mais saudável fará toda a diferença neste momento. Uma boa alimentação, balanceada e mais natural o possível pode ajudar e diminuir os riscos de contaminação de qualquer vírus.

Compartilhe este conteúdo: