Português (Brasil)

Como o Marketing Digital pode auxiliar profissionais a renovar a carreira profissional

Como o Marketing Digital pode auxiliar profissionais a renovar a carreira profissional

Data de Publicação: 22 de abril de 2020 09:17:00 Nilda Marchi, terapeuta naturalista, entrevista hoje a consultora em marketing digital Andressa Sachetti, para falar sobre o Marketing Digital.

Compartilhe este conteúdo:

A proteção à saúde nos forçou a viver uma realidade diferente e novas experiências nos últimos dias. Com o distanciamento social, o aumento do uso da internet, redes sociais, e-commerce e serviços de streamming tiveram crescimento considerável no nosso país.

Passamos de um projeto em “andamento” para um projeto “acelerado” de relações digitais. Empresas, pessoas e profissionais estão se adaptando à nova realidade com renovação do planejamento estratégico, reavaliação de metas de carreira e tantos outros planos projetados há tempos.

Em meio às turbulências: renovação e inovação. Mas a pergunta é “como o marketing digital pode me ajudar a renovar minha carreira profissional?”. Portanto a conversa de hoje é com a publicitária e consultora em marketing digital Andressa Sachetti, que traz dicas sobre esta revolução digital que estamos vivendo. Veja!

Consultora em marketing digital, Andressa Sachetti.

 

Qual o primeiro passo para o profissional que deseja aproveitar as redes sociais a seu favor e fazer bons negócios?

O primeiro passo é não ter medo de mostrar às pessoas suas habilidades e seus produtos. As redes sociais tem o poder de conectar as pessoas de diversos lugares, derrubando a barreira do limite territorial e isto deve ser aproveitado sim para novos negócios. Importante é definir o público com o qual vai se comunicar em redes sociais e sobre qual assunto você vai conversar. Leve conteúdo relevante sobre a sua área de atuação para cativar seguidores e fãs para sua marca pessoal.
Outro ponto importante, já que nos referimos ao profissional, é utilizar também a rede social Linkedin, deixando seu currículo atualizado e sempre que possível, publicando conteúdo para seu público ideal.

 

Quais os tipos de conteúdo posso utilizar a favor da minha carreira profissional nas redes sociais?

Antes de mais nada, seja verdadeiro. As redes sociais vieram para criar relacionamento entre pessoas e marcas, desta forma, é importante também mostrar ao público, além dos serviços e produtos, quem você é, qual a sua história, no que você acredita. Este tipo de conteúdo fará com que você se conecte emocionalmente com seu seguidor e esta relação de confiança resultará em bons negócios. Você pode e deve mostrar seu produto ou serviço, sempre trazendo às pessoas quais as soluções que terão através deles. Antes de publicar, faça a pergunta “como isto pode ajudar as pessoas?”.

Para diversificar as publicações você pode usar fotos, dicas, passo a passo, frases e pensamentos, inspirações, prêmios e reconhecimentos. Lembre-se de usar as redes sociais à seu favor, com ela você pode mostrar os bastidores dos seus projetos.

Você também deve ter percebido que durante quarenta o número de lives na internet aumentou. Esta é uma ótima ferramenta para se aproximar dos seus seguidores. O vídeo em redes sociais é uma ferramenta que facilita a criação de empatia com o público, além de incentivar a interação.

Outro detalhe importante, o WhatsApp é uma ferramenta muito forte de vendas e relacionamento com o cliente. Não esqueça de pensar em estratégias de comunicação digital para ele também.

 

O que evitar em redes sociais para não prejudicar a minha marca profissional?

Rede social é relacionamento e as pessoas buscam em sua maioria interação e conhecimento. Por diversas vezes, o primeiro contato de um cliente será pelas redes sociais, antes mesmo de conversar com você ele já sabe quem você é, no que você acredita e se você tem habilidades para atuar no seu ramo de negócio. Se você quer se apresentar de forma profissional na internet tenha atenção ao tipo de conteúdo que você aplica (se ele é relevante ao público que você quer atingir), publique textos bem redigidos; mantenha a ética e discrição; reforce o bom senso e avalie atentamente a mensagem que será publicada.

 

Mas, Andressa, qualquer profissional pode usar o marketing digital ou ele é indicado somente para determinado nicho de mercado?

As pessoas estão cada dia mais conectadas na internet e em cada uma delas a uma dor a ser solucionada. Salvo os casos não permitidos por entidades regulamentadoras, diria que há espaço em redes sociais para praticamente todos os profissionais.

Vá ao encontro do seu público ideal, descubra onde encontrá-lo para conversar e aposte neste canal de comunicação. As redes sociais são ferramentas poderosíssimas para você apresentar ao mundo como seu produto ou serviço pode ajudar às pessoas a solucionar o seu problema, com autenticidade.

Para finalizar, inspire-se em perfis e leia sobre o assunto. Fica meu convite para você testar ainda hoje as ferramentas de marketing de digital e se encorajar nesta área.

Lembre-se que você e sua essência são únicos e sempre haverá espaço para quem é autêntico e possui conteúdo de relevância.

Para conversar mais sobre o assunto pode estar entrando em contato nos perfis do Instagram da @nildamarchi ou @andressa.sachetti.

Andressa é gestora de negócios e planejamento no AS Estúdio Criativo, empresa de propaganda na cidade de Presidente Getúlio. Atua desde 2007 na área de comunicação.

Autora

Nilda é Naturopata e atua na área de tratamentos naturalista, especialista em alimentação sem glúten, mestre em Reiki, consteladora familiar, palestrante nacional e internacional.

 

Compartilhe este conteúdo: