Português (Brasil)

Prefeitura de Mafra apresenta ações realizadas voltadas ao enfrentamento do coronavírus no município

Prefeitura de Mafra apresenta ações realizadas voltadas ao enfrentamento do coronavírus no município

Data de Publicação: 4 de maio de 2020 11:01:00 Ações das secretarias, além de publicação de decretos municipais e seguimento de portarias e leis estaduais começaram a fazer parte da rotina de Mafra desde o dia 18 de março

Compartilhe este conteúdo:

Desde que a Administração Municipal passou a combater a Covid-19, a partir da segunda quinzena de março, inúmeras medidas, entre decretos, leis e portarias foram publicados, com medidas protetivas para população e para enfrentamento da pandemia. Para o prefeito Wellington Bielecki, todas as medidas foram e são necessárias para a manutenção do município, principalmente no que tange à saúde dos moradores. “Desde o primeiro boletim diário epidemiológico temos mais casos descartados (30) do que confirmados (dois). Isso é resultado do trabalho intenso e esforço da secretaria da saúde no monitoramento da pandemia, em conjunto com as demais secretarias, iniciativa privada e toda população que mantém as medidas de segurança, como o distanciamento social, a higienização das mãos e o uso de máscaras”, disse.

Confira o que a Prefeitura de Mafra já fez e está fazendo durante a pandemia.

Legislação

A Prefeitura de Mafra – sede, secretarias e autarquias - retornou às suas atividades, adotando medidas de prevenção como demarcação de espaços (distância segura), dispensers de álcool gel 70% em todos os setores, obrigatoriedade do uso de máscaras nos locais, entre outras ações. Tudo o que foi feito até agora nesse sentido consta em decretos emitidos pela Administração Municipal e Governo do Estado de Santa Catarina. Uma a lista com a legislação municipal relativa à Covid-19 (toda legislação está disponível no site da Prefeitura (www.mafra.sc.gov.br – link Transparência/Legislação), Leis Municipais (www.leismunicipais.com.br) e Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (www.diariomunicipal.sc.gov.br).

Cortes
A Prefeitura tomou ainda medidas para diminuir o impacto econômico da pandemia na administração municipal como: redução dos salários de todos os cargos comissionados; suspensão/redução de contratos não-essenciais com terceiros; reavaliação das licitações em curso; acompanhamento das medidas nas esferas Federal e Estadual que afetam o município; planejamento do orçamento de forma sistemática; avaliação do repasse das subvenções concedidas; estudo de medidas de contingenciamento para o funcionalismo público; priorização de gastos na área de saúde voltados ao combate da Covid-19, entre outras.

Solidariedade

Cerca de mil kits de suplementação alimentar foram distribuídos a famílias em vulnerabilidade social assistidas pelo Programa Bolsa Família e que tem filhos frequentando a rede municipal de ensino. O kit destina-se para suprir o espaço ocupado pela merenda, uma vez que as aulas estão temporariamente suspensas.

Outra ação foi o lançamento da campanha “Mafra Solidária” a qual se destina a arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais de higiene, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social, ocasionada ou agravada pela pandemia da Covid-19. A ação é uma parceria da Prefeitura de Mafra/Secretaria da Assistência Social e Habitação com a Polícia Civil e UnC-Mafra.

Informação e assistência

A população mafrense tem à disposição a Sala de Informações Covid-19 Mafra – uma central de informações com atendentes (profissionais da saúde) capacitados para orientar as pessoas, direcionando o fluxo de atendimento e indicando as recomendações adequadas para cada caso. A partir desta sexta-feira, 1º de maio, a central passa a funcionar das 7h30 às 21h30 todos os dias da semana, somente on-line, com profissionais disponíveis para atender ligações telefônicas ou prestar atendimento via whatsapp: (47) 98455-9632; (47) 98456-0145. Até o dia 30 de abril haviam sido realizados 2074 atendimentos remotos.

Outro serviço, desta vez direcionado aos idosos do município, é a Central do Vovô e da Vovó que auxilia aqueles que vivem sozinhos ou não têm pessoas ou parentes que possam ajudá-los em tarefas como ir a supermercados, lojas, farmácias ou mesmo pagar um boleto. A central fica nas dependências da Secretaria da Assistência Social e Habitação e atende pelos telefones (47) 3643-7181; 3645-5085; 3642-9724 e também via whatsapp (47) 98403-3677. A Central do Vovô e da Vovó permanece ativa até o final da pandemia e atende de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

Saúde
Mafra conta com um espaço específico para acolhimento de casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus: a Unidade Especializada Covid-19. Ela é formada por barracas montadas em frente a UPA, mais o ônibus da Secretaria de Saúde, e conta com profissionais e técnicos da área da saúde, capacitados e paramentados para atendimento de pacientes encaminhados pela Sala de Informações CovidVID-19 - MAFRA.

A Campanha “Volta Segura - Mafra longe da Covid-19” lançada no início de abril trouxe orientações para a volta ao trabalho com medidas simples para serem adotadas pela população no dia a dia, desde a lavagem constante das mãos e a utilização do álcool em gel até a adoção de máscaras e o distanciamento social de no mínimo 1,5m entre as pessoas. A campanha ainda traz várias outras orientações para a volta de suas atividades ao trabalho.

Transprência


A fim de dar publicidade dos atos para garantir a transparência e o controle social neste período de pandemia, por determinação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e conforme a Lei n. 13.979/2020 foi criada página específica no site oficial da Prefeitura destinada para esta finalidade. Todos os arquivos que lá constarem podem ser visualizados e estão disponíveis para serem baixados (download). A página específica fica no link “Governo” em seguida ao link “Contratos Coronavírus”. Para facilitar a busca, há um atalho na página inicial logo abaixo do destaque principal.

Relembrando - Medidas orientativas

A população, junto à Saúde, tem papel fundamental no que tange a evitar a transmissão da Covid-19. Siga as principais medidas não farmacológicas e ajude a manter Mafra livre do coronavíurs:

- Uso de máscaras, de preferência as de pano para quem não faz atendimento direto à população. A máscara se torna uma barreira, pois a transmissão do vírus é através de gotículas. É um equipamento de proteção individual e do próximo.

- Uso de álcool gel 70%;

- Uso de água e sabão nas mãos para higienização;

- Respeito ao distanciamento social – no mínimo 1,5 metro.

 

 

Compartilhe este conteúdo: