Português (Brasil)

Contribuição da UnC no combate ao Coronavirus

Contribuição da UnC no combate ao Coronavirus

Data de Publicação: 5 de maio de 2020 10:08:00

Compartilhe este conteúdo:

Ampliar a proteção das equipes de saúde que atuam diretamente no atendimento a pacientes com Coronavírus é o principal objetivo dos treinamentos e das ações realizadas na Universidade do Contestado nos seis Campi de atuação.

A excelência da UnC na área da saúde, por meio da Escola de Medicina, e dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia, tem contribuído de maneira ímpar no combate ao coronavírus.  A estrutura e os equipamentos disponíveis na Clínica de Habilidades Médicas,  Laboratórios de Especialidades e Laboratórios de Enfermagem, por meio dos manequins de média e alta fidelidade e da mesa interativa 3D, são referência para treinamentos e capacitações das equipes de saúde de toda a região.

O coordenador do curso de Medicina da UnC Dr. Vagner Marcolin Trautwein, juntamente com médicos e profissionais de saúde, realizou capacitações para melhoria no atendimento aos pacientes com suspeita de coronavírus. As capacitações ocorreram durante os meses de março e abril nos municípios de Três Barras, Canoinhas e São Mateus do Sul. “Neste momento de pandemia, todos precisam dar a sua contribuição e, desta forma, a UnC através do Curso de Medicina treinou os médicos da rede pública  com os nossos materiais e equipamentos, permitindo a socialização de conhecimento”, destaca o Dr. Vagner.

 Treinamento de Intubação e Ventilação Mecânica

 A Escola de Medicina UnC em parceria com o Curso de Enfermagem sediou o "Treinamento Intubação Orotraqueal e EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) e Ventilação Mecânica Básica" com o objetivo de capacitar médicos, tanto os já atuantes como os não atuantes em Pronto Atendimento, em procedimentos emergenciais para garantir as vias áreas dos pacientes portadores de COVID-19, como intubação orotraqueal, traqueostomia de emergência, ventilação mecânica, além de colocação/retirada segura de EPI's. Ao todo, 20 médicos que atuam na Secretaria de Saúde e UPA de Mafra, além de médicos do pronto atendimento de Rio Negro e Papanduva participaram desta capacitação.

Treinamento com manequins de simulação

Os médicos Cláudio Peralta, Amilton Perotti e Fernando Luiz de Melo Bernardi, testaram o uso de equipamentos para proteção de equipes durante o atendimento a pacientes com COVID-19 em manequins de alta qualidade que simulam um atendimento real, disponíveis no Laboratório de Enfermagem da UnC. “Só a UnC dispõe desse equipamento na cidade e, já fomos duas vezes no Laboratório de Enfermagem para testar esses novos equipamentos para proteção da equipe durante a intubação orotraqueal”, afirma o doutor Fernando Luiz de Melo Bernardi, cardiologista.

 

Compartilhe este conteúdo: