Português (Brasil)

A transformação através das flores e plantas

A transformação através das flores e plantas

Data de Publicação: 19 de maio de 2020 09:49:00

Compartilhe este conteúdo:

Você sabe o que é um Designer Floral? Cabe a esse profissional trabalhar com a arte ou design de flores cultivadas nas relações humanas e na decoração de ambientes e hoje trago minha parceira Aline Araujo que é Designer Floral, para contar um pouco do seu trabalho incrível com as flores.

Aline Araujo

1 - Como iniciou sua história com as flores?

Uma profissão que me escolheu! Sempre tive contato com plantas e flores: minha mãe e minhas avós adoravam as flores, plantas e ervas, e as cultivavam. Então, desde pequena, sempre estiveram no meu mundo, pois as plantas já faziam parte das minhas brincadeiras de infância. Então, estudar sobre elas foi muito fácil. Sempre quis ter um negócio próprio e trabalhar com o que gosto e então precisei me perceber para entender com o que eu queria trabalhar. Não foi muito fácil, muitas ideias e indecisões, mas ser dona do meu negócio era meu objetivo.  Junto com uma colega, iniciei trabalhando com organização de eventos, até que pensamos em abrir uma floricultura, pois a loja seria um chamariz para os futuros clientes de eventos. Mas, ao estruturar e planejar o negócio percebemos que não sabíamos nada do negócio de flores, e foi aí que comecei a estudar a arte floral e entender sobre as flores. Acabei me apaixonando por elas, e assim, me tornei designer floral.

2- Houve alguma transformação na sua vida quando começou a trabalhar com as flores?

Percebi que minha conexão com a natureza foi ampliando a medida em que ia me interessando por ela. Meus estudos sobre as flores, plantas e ervas não pararam, foram muitos cursos e pesquisas. O significado das suas formas e cores, tempo de vida, sua energia, porque, sim, cada flor e cada planta é única e emana uma energia diferente. Todo esse conhecimento me ajudou a perceber a natureza com outros olhos e comecei a notar que ela interage conosco e temos sensibilidade para perceber isso. Eu comecei a exercitar essa sintonia com as plantas em geral e hoje eu as respeito e as entendo. Sei que para cada pessoa existe uma flor, uma planta.

3- Você tem um Ateliê, o que você faz nele?

Hoje trabalho sozinha no meu ateliê. Ele existe para proporcionar às pessoas a interação com as flores e as plantas. O espaço onde produzo as composições florais é um lugar agradável, que nos conecta à natureza. Minhas composições florais são personalizadas, para que as pessoas consigam expressar da melhor forma possível seus sentimentos.  A diversidade de flores que temos é divina e nos permite criar arranjos maravilhosos. As flores possuem uma vibração sempre elevada e equilibram as emoções, controlam sentimentos de insatisfação, insegurança e raiva.  Os arranjos criados para festas são projetados para o estilo do evento e uso flores com as quais a pessoa se idênticam e a proposta é dar vida e alegria às comemorações. Uso as flores para que elas envolvam e acolham as pessoas que estão na festa. Elas têm a missão de dar vida e elevar a vibração das pessoas no espaço que, às vezes, tem apenas paredes brancas. As flores conseguem dar o colorido ideal para animar a festa. Criar arranjos que trazem texturas da natureza é o que mais me encanta. Folhas e flores secas que a natureza descarta viram arte em buquê, guirlandas e terrários. Sempre respeito as formas das folhagens e flores para as composições e tudo fica muito harmonioso.

4- Você também trabalha com plantas e ervas?

Sim. Assim como as flores tem seu poder de elevar nossa vibração por suas formas e suas cores, as plantas nos ajudam a criar uma aura mais leve e elas tem uma missão importantíssima na natureza, que é de purificar o ar. Algumas plantas podem ser colocadas dentro de casa para limpar as impurezas do ambiente.

Você sabia que o pó do cimento da construção ou da reforma da sua casa, pode ficar no ar por um período de pelo menos 1 ano? Existem plantas que podem ser colocadas nos cômodos para ajudar nessa limpeza, ou para ajudar a ter um boa noite de sono, junto com um bom chá de erva fresca antes de dormir. Temos plantas que nos auxiliam para destravar a criatividade, muitas vezes, devido a fatores como o estresse, nossa área da criatividade é travada, e temos a planta certa para isso, ótima para se ter em escritórios ou perto da nossa escrivaninha de estudos de casa. Para cada situação temos a planta ou erva correta, tudo foi criado e nos foi dado para nos ajudar a ficar saudáveis e sintonizados com essa criação maravilhosa que é a Natureza. Mantê-la pertinho da gente é uma terapia, sim.

5- Quais os benefícios de se cultivar plantas, flores e ervas?

Ao cultivar plantas e flores no quintal (ou até mesmo dentro de casa ou do apartamento), percebemos que o aroma natural é uma das melhores coisas. Podemos perceber o cheirinho das plantas quando as temos por perto. Flores como a lavanda e a gardênia têm um perfume característico, deixando a casa mais perfumada e agradável. Quando você se dedica ao cuidado das plantas no dia a dia, regando, adubando, cortando as folhas mortas e por aí vai, você também está se distraindo e relaxando a mente.Além do aroma das plantas ser muito benéfico, já foi comprovado que o simples fato de ter um jardim bonito também já é algo terapêutico (mesmo que não haja um perfume diferente no ambiente). Isso porque, só de olhar para as plantas e flores coloridas, a nossa mente entra em um modo meditativo e mais relaxado, servindo como tratamento para sintomas da depressão, ansiedade, síndrome do pânico, autismo e outros problemas. Por isso, uma boa dica é investir em plantas coloridas e bonitas, como as rosas, orquídeas e samambaias, que conseguem alegrar bem os ambientes.

6- De que maneira as flores conseguem dar vida aos ambientes?

Quando decoramos nossa casa com flores, imediatamente o ambiente parece mais alegre e feliz. Impressão? Não creio. As flores nos protegem das vibrações negativas, porque elas estão programadas para filtrar as energias densas e transmutá-las em vibrações mais elevadas. Podemos perceber que, às vezes, as flores murcham quando recebemos algumas visitas em casa, elas nos ajudam a manter nossa saúde energética em nossa casa doando sua própria vida para nos manter saudáveis. São verdadeiros remédios que a Mãe Terra nos oferece de presente.
 As flores têm vibração mais elevada do que nossa, quando entramos em contato com ela, ficamos mais felizes. A presença das flores em casa ajuda muito a harmonizar o ambiente, elas oferecem aconchego a toda a família.

7- Por que precisamos estar sempre em contato com a natureza?

Natureza quer dizer “mundo natural” ou “universo físico”, o que não foi criado pelo homem, mas existe para o homem, é natural, e nós precisamos dela. Observar a natureza é ter um vislumbre do verdadeiro sentido da vida. A natureza é um bálsamo para a nossa saúde, tanto física quanto mental. E, no fundo, todos sabemos disso, por isso procuramos por esse contato que, quando falta, gera um grande desequilíbrio. Esta necessidade de se integrar à natureza é sentida principalmente por aqueles que vivem em grandes cidades. A correria, trânsito e barulho tornam a vida agitada e estressante. Às vezes, é preciso calar e apenas observar a natureza. Ter uma planta por perto, flores colorindo seu lar, passear num parque ou passar um final de semana em uma praia é restaurador para o corpo, a alma e a mente, equilibra nosso ser, reconecta a nossa natureza interna com o mundo natural.

Para saber mais como funciona o trabalho da Aline, você pode estar entrando em contato pelo Whatsapp: (47) 9929-1355),  Instagram: lindaflor_ateliefloral ou site: atelielindaflor.com.br. 

 

Autora

Nilda é Naturopata e atua na área de tratamentos naturalista, especialista em alimentação sem glúten, mestre em Reiki, consteladora familiar, palestrante nacional e internacional.

 

Compartilhe este conteúdo: