Português (Brasil)

Professores, Famílias e Crianças: desafio em meio a pandemia

Professores, Famílias e Crianças: desafio em meio a pandemia

Data de Publicação: 26 de maio de 2020 10:12:00 “Um momento de tantas incertezas reafirmando a importância da integração entre a arte de educar e cuidar, em um vínculo afetivo constante entre professores, famílias e crianças” (Néria Simoni Conte Borgheson - Professora Pedagoga)

Compartilhe este conteúdo:

Em uma entrevista com a Professora Pedagoga Néria Simoni Conte Borgheson, trazemos o relato dela à respeito da educação e do ensino; neste período de isolamento social devido a COVID-19.

Néria Simoni Conte Borgheson

Exercendo sua profissão como educadora há mais de vinte e cinco anos a professora Néria Simoni Conte Borgheson, tem uma trajetória percorrida com muita dedicação e persistência, busca gradativamente o aperfeiçoamento na sua carreira na educação. “Assumi desde o início o compromisso ético com uma educação de qualidade, de forma a contribuir para a formação saudável e integral de cada criança”, falou.

“A cada início de um novo ano letivo, ela diz sentir-se como se fosse a primeira vez atuando como professora. “Muitas expectativas, idéias, entusiasmo, aprendizagens, conhecimentos e nova turma”. No inicio deste ano em fevereiro de 2020, assumiu uma turma de Maternal, com crianças na faixa etária de três à quatro anos. Ela conta que o ínicio sempre é o perído de adaptação entre alunos, professores, funcionários e o ambiente escolar. “São feitas brincadeiras, atividades lúdicas, organização do espaços” comentou.

Com o surto do novo coronavírus em março deste ano ela diz que as incertezas  e questionamentos começaram a surgir começaram a surgir. “De que modo aconteceria a educação a partir de agora? Como seriam as aulas, os planejamentos? Como seria garantida a continuidade de todo esse trabalho desenvolvido até então, sem o contato físico, a troca de carinho e experiências?” questinou.

Como o vírus começou se alastrar rapidamente todos o trabalhos e projetos escolares precisaram ser reavaliados e reorganizados. Foi necessário dar continuidade à educação, reinventando a forma de planejar e transmitir o conhecimento mesmo cada um em suas casas.

Porntanto, Néria conta que houve uma grande preocupação da parte administrativa da Secretaria Municipal da Educação, juntamente com a Diretora de Ensino, para que não houvesse uma ruptura e o vínculo com as famílias e consequentemente a qualidade no desenvolvimento infantil, mantivesse assegurado. Eles foram em busca então, de novos meios de comunicação por meior de plataformas digitais, para fazer as aulas.

“Muitos questionamentos tomaram conta do dia a dia dos pais: O que fazer para confortar nossas crianças em casa? Que atividades realizar para contribuir com o desenvolvimento das crianças e ao mesmo tempo ocupar esse período incerto?” disse.

Por isso a Rede Municipal de Ensino, propôs aos professores de Educação Infantil, um forma de ensinar, em que foi criado o projeto Interações e Brincadeiras no Espaço Familiar. O objetivo foi a participação e envolvimento dos pais na educação de seus filhos como também momentos de interações entre as famílias.

“E eu, que até então não costumava utilizar tanto as mídias sociais, precisei me readaptar, e aprender em questão de poucos dias, buscando novas formas de transmitir meus conhecimentos para as famílias e para as crianças. Confesso que não foi fácil de maneira repentina buscar e processar tantas informações.

Seu trabalho pedagógico aumentou consideravelmente, realtou que inicialmente uma vez por semana postava em suas redes sociais uma atividade relacionada ao projeto Interações e Brincadeiras no Espaço Familiar, solicitando que os pais retornassem com as atividades realizadas, para que pudesse avaliar o  planejamento e certificar de que a criança estava realizando as atividades. No início Néria comenta foi bem complicado, havia pouco retorno. “Mas no decorrer das semanas, outras formas de planejamento foram surgindo e nossa jornada de trabalho aumentou consideravelmente, procurando cada vez mais a participação e retorno dos pais, garantindo a aprendizagem das crianças”.

Foi dado inicio a videoconferências as quais ela chama de “Roda de Conversa”. Contudo, a professora diz que ainda não conseguem atingir a grande maioria dos pais, como o desejado, e que a aprendizagem das crianças neste momento, depende exclusivamente da participação dos pais.

Ela afirma estarem estar se reinventando cada vez mais, buscando por formas de alcançar e propiciar o desenvolvimento das crianças. “Espero que logo todo esse momento, termine pois estou com muitas saudades das minhas crianças e minha sala de aula e torço para que possamos dar continuidade ao trabalho antes realizado” comentou.

A importância da presença de professores e crianças na sala de aula, principalmente na Educação Infantil, onde a afetividade, o contato físico , o estar junto, o toque, olho no olho, são ações fundamentais para o fortalecimento de vínculos afetivos e consequentemente para o desenvolvimento dos aspectos da criança.

“Sigo minha caminhada, enquanto professora, na busca por um mundo melhor, com respeito e dignidade para nossas amadas crianças” finaliza.

Néria Simoni Conte Borgheson

Professora Pedagoga na Rede Municipal de Ensino, na cidade de Ibirama - SC. Atualmente, Educadora no Centro de Educação Infantil Florinda Zemke dos Santos. 

Contribuições Especiais:

Maira Jennrich da Costa - Diretora de Ensino na Rede Municipal de Ibirama – SC:

Gabriela de Souza - Pedagoga

Ivana Pinheiro Chaves - Pedagoga

Néria Simoni Conte Borgheson

 

Autora

Nilda é Naturopata e atua na área de tratamentos naturalista, especialista em alimentação sem glúten, mestre em Reiki, consteladora familiar, palestrante nacional e internacional.

Compartilhe este conteúdo: