Português (Brasil)

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Compartilhe este conteúdo:

Nesta sexta (21) até o dia 28 de agosto, comemora-se a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O objetivo é informar a todos sobre as necessidades específicas da pessoa com deficiência, prevenir e desconstruir preconceitos. Por isso convidamos a professora de educação especial da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itaiópolis, Simoni Andrzejewski Cardoso para uma entrevista. Ela irá contar um pouco sobre seu trabalho e a importância desta semana. Confira!

Por Aline Cardoso

Simoni Andrzejewski Cardoso

Simoni é professora na Apae há 5 anos e diz ter seguido esta carreira para poder ajudar de alguma forma pessoas com dificuldades “sempre observei crianças e pessoas com dificuldades em aprendizagem e isso me extinguiu e me motivou a trabalhar com elas. A vontade de ver a dificuldade, poder resolver e fazer com que elas tenham uma vida com mais qualidade” contou. Atualmente ela trabalha com a turma de estimulação precoce, crianças de 0 a 6 anos de idade. “Após o diagnóstico do médico a criança passa por avaliações com psicóloga, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, e com a orientadora pedagógica da instituição e assim é passado para mim. O planejamento é feito em cima do currículo funcional natural da criança e das Diretrizes da Educação Especial para que eu possa trabalhar em cima das dificuldades de cada criança”, explicou Simoni. Portanto de acordo com a professora, seu trabalho tem o objetivo desenvolver dos aspectos físicos, psicológicos, sociais e culturais priorizando a construção do desenvolvimento da primeira infância da criança. “É feito também orientação aos pais, dando todo auxílio para que possam também em casa estar estimulando as crianças no seu desenvolvimento”, acrescentou.

No entanto com a vinda da pandemia as aulas foram suspensas e continuam de forma remota, portanto a professora tem feito seu trabalho junto com os pais e para ela o resultado está sendo muito positivo “são atividades gravadas em vídeo em que os pais ou responsável pela criança aplicam e após é mandado novamente para mim. O retorno está sendo muito positivo, os pais estão bem preocupados com o desenvolvimento das crianças e tenho observado a evolução dos meus alunos”.

Neste dia 21 de agosto é dado início na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, para a professora é uma semana de todas as pessoas se conscientizarem da importância do tema “é muito importante a família,  fazer um planejamento, a mãe já como gestante estar sempre em acompanhamento com seu médico, fazendo o pré-natal e  tomando todos os cuidados para que o bebê se desenvolva bem. Esta semana é uma forma de lembrarmos e orientarmos as famílias”. E a professora que neste ano a Apae de Itaiópolis irá realizar a 1º Carreata laranja em nome da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que será no dia 27 de agosto a partir das 13h30.

O momento pelo qual todos estão passando é de angústia, e Simoni deixa sua mensagem de carinho e agradecimento a todos “Neste momento estamos vivendo um grande aprendizado: à distância. E com ela percebemos que não podemos viver sozinhos. Precisamos de um abraço, atenção, carinho, amor e dignidade. Estou falando de pessoas, de mim, de você e do próximo, somos todos iguais nas diferenças e as pessoas com deficiências também precisam disso. Eu como professora de educação especial, encontrei muito amor e respeito no meu ambiente de trabalho. Os alunos, pais, colegas professores, técnicos, as pessoas dos serviços gerais, cozinheiras, diretora, secretária, e os voluntários que ajudam também. Sem essa união não poderia ser possível o nosso trabalho e deixo aqui o meu convite, para você ser mais um a fazer a diferença”, finalizou.

Compartilhe este conteúdo: