Português (Brasil)

Campanhas de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite terminam nesta sexta (13) em SC

Campanhas de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite terminam nesta sexta (13) em SC

Data de Publicação: 12 de novembro de 2020 08:38:00

Compartilhe este conteúdo:

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina encerra nesta sexta-feira (13), as Campanhas de Multivacinação e Vacinação contra a Poliomielite. As Campanhas Nacionais foram finalizadas no dia 30 do mês passado, porém, devido à baixa cobertura vacinal, o Governo do Estado optou por prorrogar em mais duas semanas o período de vacinação.

Mesmo com um prazo maior, o Estado ainda não conseguiu alcançar a meta de vacinação na Campanha contra a Poliomielite. Das 342.825 crianças que deveriam ser vacinadas, 250.875 tomaram as gotinhas entre os dias 5 de outubro e 10 de novembro, o que corresponde a um total de 73,18% do público-alvo. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar, ao menos, 95% da população, ou seja, 325.684 crianças.

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite é destinada para crianças com idade entre 1 e menos de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Já a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação é destinada para crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).

A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Lia Quaresma Coimbra, ressalta que, mesmo com o fim das Campanhas, todas as vacinas disponibilizadas neste período vão continuar sendo ofertadas, gratuitamente, nas unidades de saúde de todo o estado.

“As Campanhas servem como um alerta para o pais sobre a importância da vacinação, mas não quer dizer que com o fim da Campanha as vacinas param de ser oferecidas. Portanto, a gente reforça o pedido para que crianças e adolescentes tenham a caderneta de vacinação atualizada”, esclarece.

Por que é tão importante vacinar?

- As vacinas blindam o organismo de doenças que ameaçam a saúde;

- As vacinas ajudam a reduzir casos graves e mortes por doenças que poderiam ter sido prevenidas;

- As vacinas estimulam o sistema imunológico a reconhecer vírus e bactérias como ameaças e a produzir anticorpos contra eles;

- As vacinas são seguras e passam por diversos testes antes de serem disponibilizadas à população;

- As vacinas evitam surtos, epidemias e pandemias;

- As vacinas impedem que doenças já erradicadas/eliminadas voltem a circular.

Compartilhe este conteúdo: