Português (Brasil)

Projeto Capoeirando há 15 anos se destacando em Riomafra

Projeto Capoeirando há 15 anos se destacando em Riomafra

Em entrevista com professor Marcos Furtado (Prof. Vassourinha), ele contou um pouco da história do Projeto Capoeirando.

Compartilhe este conteúdo:

  

Durante os quatro anos de atividades na Escola Paula Feres o Projeto atendeu mais de 300 crianças e adolescentes com apoio incondicional da direção e da comunidade. As primeiras sementes do Projeto Capoeirando foram semeadas há 15 anos na cidade de Rio Negro.

 Até o ano de 2020 as aulas de Capoeira aconteceram na E.E.B Professora Maria Paula Feres e infelizmente devido a pandemia do Covid 19 foram suspensas temporariamente.

Com caráter educativo e foco na formação pessoal e humana o projeto busca através das aulas de capoeira a construção de jovens conscientes e de seu papel de cidadão na comunidade.

 A capoeira é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. É um exercício prático da Cultura popular brasileira, a musicalidade impar e característica da Capoeira, trás consigo uma gama de sentimentos e expressões que podem contribuir no controle de atos de violência e na tomada de decisões com relação ao combate do uso de drogas.

Na Escola Paula Feres as aulas desenvolvidas por quatro anos proporcionaram aos alunos a interação com diversas personalidades da Capoeira de várias cidades do Paraná e Santa Catarina. A convivência durante as aulas fortalece os laços de amizade e respeito entre os alunos, as tradições de respeito às regras involuntárias que acontecem durante a roda de Capoeira e são transmitidas no dia a dia com a família e escola.

Nesse ano de 2021 em comemoração aos 15 anos de trabalho a Capoeira do Professor Marcos o Projeto Capoeirando pretende expandir horizontes, sair um pouco do ambiente escolar e atender a comunidade em geral. Em primeiro momento no bairro Vila Nova em Mafra. Para isso busca parcerias com os órgãos públicos, instituições privadas e comércio para estruturar a nova proposta do Projeto.

Possível realizar encontros com a presença dos pais e comunidade em geral, através de parcerias foi possível a compra de instrumentos musicais e uniformes.

A equipe de alunos e colaboradores do Projeto Capoeirando vislumbra uma nova etapa muito mais produtiva e concreta para o ano de 2021 pois o investimento em educação dos jovens é fundamental para que tenhamos adultos críticos na busca de uma sociedade justa e produtiva.

Os eventos e programações do Projeto Capoeirando podem ser acompanhadas pelas redes sociais Instagram Projeto Capoeirando.

Compartilhe este conteúdo: