Português (Brasil)

Coronavírus em SC: Governo do Estado envia mais cinco respiradores para atender região Oeste

Coronavírus em SC: Governo do Estado envia mais cinco respiradores para atender região Oeste

Compartilhe este conteúdo:

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) enviou mais cinco respiradores para o município de Chapecó na manhã deste sábado, 13. O objetivo é ampliar a oferta de leitos de UTI na região Oeste, que tem apresentado alta taxa de ocupação.

A operação foi coordenada pela SES, com apoio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC).

Os equipamentos foram entregues, via aérea, no final da manhã no Hospital Regional do Oeste (HRO). No último dia 5, a SES já havia encaminhado 10 respiradores WEG, o que permitiu colocar em funcionamento mais cinco leitos de UTI na unidade, além do atendimento de pacientes em outros setores.

Com a operação realizada neste sábado, já foram enviados 17 respiradores à região, sendo 15 para Chapecó e dois para o município de Maravilha.

Transferência de pacientes

Além disso, uma grande operação de transferência de pacientes tem sido realizada para amenizar as taxas de ocupação na região. Em janeiro e fevereiro, 75 pacientes foram transferidos de hospitais do Oeste para unidades em outras regiões do Estado. Dessas transferências, 45 ocorreram em fevereiro.

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado ampliou 80 leitos de terapia intensiva para a região do Oeste catarinense. A SES vem cobrando a reativação de quase 100 leitos que foram desativados, alguns deles nos municípios mais afetados pela pandemia neste momento no Oeste.

Para o enfrentamento ao novo coronavírus, o Governo de SC já distribuiu mais de 700 respiradores e monitores, além de insumos suficientes para o aumento em 160% da rede de UTI adulto nas unidades hospitalares catarinenses.

Compartilhe este conteúdo: