Português (Brasil)

SC bateu recorde em UTIs lotadas por pacientes com Covid-19

SC bateu recorde em UTIs lotadas por pacientes com Covid-19

Data de Publicação: 5 de março de 2021 16:40:00

Compartilhe este conteúdo:

O Brasil chegou nesta semana a 40 dias consecutivos com uma média diária de mais de 1 mil vítimas de Covid-19, e a ocupação crítica de unidades de terapia intensiva (UTIs) em 19 estados pode elevar ainda mais o número de mortes causadas pela doença nos próximos dias. Nesta semana Santa Catarina bateu o recorde de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 sendo o estado com maior índice de ocupação do país. Os dados são da Fiocruz, que emitiu um boletim na terça-feira (2) sobre o momento da pandemia do coronavírus no Brasil. Segundo os dados do órgão, o índice catarinense bateu 99%. O relatório afirma que pela primeira vez, desde o início da pandemia, "verifica-se em todo o país o agravamento simultâneo de diversos indicadores, como o crescimento do número de casos, de óbitos, a manutenção de níveis altos de incidência de SRAG, alta positividade de testes e a sobrecarga de hospitais".

Foto: Reprodução

A realidade de SC também se configura pelo cenário em Florianópolis. A Capital catarinense é a segunda com maior índice de ocupação em comparação com as outras 27 do país. Ao todo, 20 delas estão com taxas com 80% ou mais. A primeira é Porto Velho (RO), 100%. Depois vem Florianópolis, com 98%.

?O que está proibido ou com restrições parciais nos próximos 15 dias em SC; entenda o decreto?:

Na prática, entretanto, mesmo que haja um 1%, no caso de SC, e 2%, na Capital catarinense, não existe leito de UTI Covid adulto disponível nas cidades do Estado. O percentual livre é flutuante e apenas virtual. A unidade abre após a saída de um paciente e logo é ocupada por aqueles que estão na fila de espera.

Confira abaixo na tabela os dados dos leitos nos hospitais do Planalto Norte.

Foto: Reprodução

Com informações da NSC e Governo do Estado de SC.

Compartilhe este conteúdo: