Português (Brasil)

Mulheres assumem a liderança e evidenciam potencial feminino

Mulheres assumem a liderança e evidenciam potencial feminino

Data de Publicação: 8 de março de 2021 08:45:00

Compartilhe este conteúdo:

“Sempre estive a frente dos negócios da empresa da qual sou sócia-proprietária mas me intitulava “secretaria”, talvez, devido ao fato de ter crescido vendo mulheres sendo colocadas em situação de submissão, automaticamente me retraia. Mas, me posicionar, tomar decisões, ser líder é o que eu mais faço, então hoje assumo meu cargo com orgulho e confiança.", conta Valquíria Rubbo, a atual presidente da Associação Empresarial de Mafra, empossada recentemente para a gestão 2021-2022

Assim como ela, milhões de mulheres têm passado pelo processo de entender, aceitar e fazer valer o seu próprio valor. Mulheres sempre foram multitarefas e cheias de iniciativa. Agora, esse jeito de ser toma conta das empresas de todos os tamanhos.

De acordo com o Sebrae, são 24 milhões de mulheres donas de empresas no Brasil - 25,4% do total de cnpjs - e elas são as responsáveis por 48% dos negócios de microempreendedores.

Apesar desse crescimento, uma parte das mulheres ainda tem que passar por dificuldades que muitos homens não encontram, tais como o equilíbrio entre atividades domésticas versus o emprego fora de casa e a diferença salarial. Mesmo com desafios maiores, grande parte delas batalha diariamente para manter ou até mesmo criar seu espaço nas empresas e demais locais que participam.

Por muito tempo afastadas dos espaços de decisão, as mulheres mostram que são capazes de liderar e gerir empresas inovadoras e sólidas, exemplo disso são as várias empresárias que administram com muito sucesso empreendimentos de Riomafra. E as que assumem papeis de liderança dentro da Associação Empresarial de Mafra que conta com uma equipe de colaboradores formada por mulheres e tem a frente como Presidente e 1ª Vice presidente, também mulheres.

Para a Vice-Presidente da ACI de Mafra e Coordenadora do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACIM, Inês Lopes Cespedes compor estes cargos, é importante para poder contribuir mais ativamente em benefício de toda uma classe e consequentemente de toda uma região, ela ainda completa “é uma inovação social, fazer parte de um universo tradicionalmente masculino, é um desafio que me oportuniza inspirar outras mulheres a ter uma participação mais ampla de poder e decisão junto a sociedade, por isso estar reunida com outras mulheres através do Núcleo também, nos dá ainda mais força de voz e nos possibilita buscar crescimento pessoal e de gestão para nossas empresas.”

A presidente Valquiria conclui “Me sinto honrada em fazer parte do Núcleo de Mulheres Empreendedoras e de assumir a presidência da Associação Empresarial de Mafra, sendo a segunda mulher a ser nomeada a esse cargo de tamanha responsabilidade, foi desafiador mas ao mesmo tempo gratificante. Também destaco que o crescimento profissional só é possível quando nos permitimos, pois muitas vezes sabotamos a nós mesmas quando deixamos de acreditar que somos capazes. Nós mulheres somos intuitivas e sensitivas, isso nos permite ter um ótimo desempenho na gestão de negócios, também somos guerreiras não desistimos fácil. Acredito na união e que juntas proporcionaremos a possibilidade de mais mulheres protagonizarem sua própria história. A diretoria da ACIM é composta por mim e por mais ___ mulheres que prontamente assumiram esse desafio!” ela ainda completa “Que nossa gestão inspire você mulher a impactar sua própria vida!”

Atuar em conjunto

Diante das adversidades que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho e como empresárias, se mostra relevante o trabalho em conjunto e a união de mulheres. Juntas, compartilhando as mesmas dores, processos e cotidiano, as mulheres podem se sentir mais seguras sobre o sua vivência enquanto profissionais e empresárias.

Esse troca de histórias, suporte e apoio acontece semanalmente no Núcleo da Mulher Empreendedora de Mafra. O grupo, organizado pela ACI, reúne mulheres empresárias de diversos setores – da microempreendedora individual à industrial – e promove o networking e a capacitação de mulheres para gerir empresas cada vez melhores.

Compartilhe este conteúdo: