Português (Brasil)

Reitora da UnC reúne-se com Governador para falar sobre bolsas UNIEDU

Reitora da UnC reúne-se com Governador para falar sobre bolsas UNIEDU

Data de Publicação: 8 de março de 2021 10:49:00 A Reitora da UnC Solange Sprandel da Silva esteve na apresentação do planejamento 2021 do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU), em Florianópolis.

Compartilhe este conteúdo:

Na oportunidade, a reitora reuniu-se com o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, e com o Secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro. Na ocasião, foram apresentados os valores do programa UNIEDU repassados às Instituições de Ensino Superior, chegando a 4,96% dos 5% constitucionais no período entre 2019-2020.

Para 2021, o governo do Estado anunciou a revisão nos critérios do cálculo do índice de carência, com maior autonomia no percentual de bolsas concedidas aos estudantes catarinenses. Está previsto também um total de R$ 327.276.076 (23,6% maior que 2020) para o programa de bolsas.  A Secretaria de Estado da Educação deve lançar nova chamada pública para cursos de licenciatura específicas; para bolsas de Mestrado e Doutorado. O Programa Proesde também passa por ajustes com Projetos de Intervenção.  “A importância da reunião reside em sensibilizar as autoridades sobre o impacto das bolsas UNIEDU na vida do nosso aluno, de sua família e da comunidade”, destacou a reitora Solange.

O UNIEDU é um programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria de Estado da Educação (SED), que agrega diferentes programas de bolsa fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual, para atendimento a estudantes da educação superior.

As bolsas UNIEDU favorecem a inclusão de estudantes no ensino superior, os quais devem atender aos requisitos estabelecidos na regulamentação dos programas e estar matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, nas instituições de ensino superior habilitadas pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) e cadastradas na SED para participarem do Programa UNIEDU.

Em 2019, a reitora Solange participou do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina, na Assembleia Legislativa, de forma a sensibilizar as autoridades para o cumprimento do repasse do percentual de 5% previstos na Constituição para as bolsas de estudos. “Atualmente as bolsas atendem 11 mil acadêmicos. Se o Estado cumprir o previsto, podemos ultrapassar a 22 mil estudantes agraciados e as universidades poderão contribuir de forma mais efetiva para a elevação cultural, transformação pelo conhecimento científico e, acima de tudo, fazer a diferença neste país”, destacou a reitora Solange.

Compartilhe este conteúdo: