Português (Brasil)

Saiba quais os cuidados para voltar a atividade física pós covid-19

Saiba quais os cuidados para voltar a atividade física pós covid-19

Data de Publicação: 7 de maio de 2021 15:45:00 O educador físico Renan Salim Belem fala sobre a importância da atividade física no dia a dia e quais os cuidados tomar ao voltar a praticar exercício após o perídio de contaminação do coronavírus.

Compartilhe este conteúdo:

A Covid-19  é um vírus que está sendo muito estudado. A forma como ela afeta cada organismo está sendo um objeto de um trabalho árduo entre os profissionais de estudo para tentar descobrir realmente qual a cura. Para se ter uma ideia, uma pesquisa da Universidade de Sheffield em colaboração com a de Oxford indica que o novo Coronavírus pode impactar a função pulmonar, como já vimos por aqui em outra entrevista, e até mesmo outros órgãos após a recuperação dos pacientes. Iremos falar sobre a importância de se praticar exercício, mas quando se trata de pacientes que contraíram a doença é ainda mais fundamental tomar alguns cuidados e ficar atento ao corpo para o retorno à prática de exercícios. Confira a seguir a entrevista com o educador físico Renan Salim Belem.

- Conte um pouco sobre você.

Sou de família aqui de RioMafra, moro aqui na região desde que nasci e com os meus 23 anos, eu comecei a vivenciar mais a atividade física em minha vida, foi de tanto eu ter gostado disso, que eu iniciei a minha faculdade de Educação Física. Me formei aqui na Universidade de Contestado, há dois anos atrás e agora eu tenho uma academia aqui na nossa região e presto serviço a toda comunidade, entregando a atividade física. Muitos me conhecem da lanchonete do meu pai, Salim Lanches, já não faço mais parte do local há mais de dois anos, mas toda a bagagem de comércio, de atendimento que eu aprendi lá, eu levo ao nosso empreendimento atual.

- Conta para nós qual a importância da atividade física na vida das pessoas?

A atividade física, deve estar presente na nossa rotina. Por quê? Primeiramente, ela traz o bem-estar ao praticante, previne várias doenças crônicas, hipertensão, diabetes, regula vários hormônios no nosso corpo e também combate e ajuda, muitas pessoas com estado de depressão. A atividade física tem que ser algo no seu dia a dia comum, não deve ser algo que você faça por obrigação.

- Uma pessoa que está com sintomas, gripais, pode praticar mesmo assim exercício?

Nós temos vários sintomas, né? Existem os sintomas que muitas pessoas diferenciam pelos sintomas acima do pescoço, e abaixo do pescoço. É bem comum, a gente falar isso. Mas, realmente, se eu estou com dor no meu peito, algo muito agudo, é indicado que você não saia de casa em dias normais e se você estiver só com uma dorzinha de cabeça, ou um leve resfriado, você pode fazer atividade física. Porém, no momento atual, é recomendado de que a pessoa não saia de casa se ela tiver qualquer sintoma de gripe, até que ela consiga provar com algum teste que não seja o coronavírus que está circulando. Então, se você tem algum sintoma acima do pescoço, pratique atividade física moderada, com um tempo não muito prolongado, no máximo meia hora na sua casa. Se você não tem, se você tem o sinal abaixo do pescoço, relaxa, descansa, não pratica atividade física. E lógico, qualquer sintoma que você tenha, evite sair de casa.

-  Após ser contaminado pelo vírus, quando a pessoa pode retornar a praticar a atividade física?

Temos vários casos. Tem muitas pessoas que foram confirmadas com o vírus, mas não tiveram sequelas nenhuma, elas vivem normal. Assim que elas recebem alta devem fazer um pequeno checape, não é o normal, mas deveria ser, a pessoa ir ao médico, fazer uma consulta, fazer um checape, porque nós sabemos que o coronavírus ele é algo respiratório, mas pode atingir outros órgãos. Se o médico dar esse ok e você estiver bem para atividade física pode iniciar.

Agora nós temos casos de pessoas que tem sintomas mais graves, que precisam ser internados ou até mesmo podem passar por uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva), após a recuperação devem também fazer uma avaliação com seu médico para registrar se está tudo ok mas devem iniciar a atividade física de uma maneira mais leve e introduzindo aos poucos ela na sua rotina, novamente. Então, assim, uma pessoa que já praticava atividade física antes do vírus, com certeza vai ter um retorno mais fácil, mas vai sentir a perda de aptidão física. Tem que trabalhar muito, junto com o seu treinador.

Fizemos uma pesquisa com nossos alunos. Mais de 160 alunos responderam e menos de dez por cento dos nossos alunos contraíram o vírus. Sendo que a maioria contraiu fora, não aqui na nossa região. E quando eles voltaram, a grande maioria conseguiu voltar ao normal. Ele fazia um exercício, eu conversava com ele, está se sentindo muito ofegante, não consigue continuar. Então, espera, descansa, volta a próxima rodada. Em poucas semanas o treino foi voltando a ser habitual e a chegar na alta intensidade. Ele ficava ofegante pelo exercício e não por uma condição física atual. Tem que existir muito uma relação entre médico, profissional de educação física, e o aluno, paciente.

- Aquelas pessoas que ficaram com alguma sequela e perderam o ritmo de antes, quais atividades físicas são recomendadas, qual a intensidade e frequência deles?

Qualquer uma, desde uma musculação, pilates, treinamento de alta intensidade, qualquer treinamento, desde que ele seja acompanhado e monitorado por um profissional capacitado. Nós temos aqui na Alouatta o nosso exemplo, fazemos um treinamento híbrido, o qual a gente consegue atingir alta intensidade, trabalhando vários movimentos do nosso corpo, o que nós fazemos para os alunos que estão retornando é, pegar mais leve. Adaptamos as cargas, não colocamos cargas tão altas, reduzir o número de movimentos para que o aluno não chegue numa intensidade tão alta, para que ele vá se readaptando ao treinamento.

- Para as pessoas que preferem praticar exercício em casa, como pode ser feito?

Hoje sem acompanhamento é muito difícil, porque uma pessoa nunca praticou uma atividade física, é bem diferente de uma pessoa que já foi atleta, ou que tem o conhecimento corporal e consegue executar movimentos em casa. É perigoso as pessoas praticarem atividade física sem uma orientação. Então, assim, hoje existe um plano online, o qual fornecemos também, que é o treinamento online e assistência para os alunos. Aconteceu em todo o mundo, isso foi uma inovação. Deve ser feito esse acompanhamento junto ao seu aluno, para que ele pratique atividade física em casa.

Tem muitas pessoas que não querem sair ainda, por mais que esteja liberado várias coisas, estão optando por ficar em casa, mas elas não querem deixar de praticar atividade física e nós estamos fornecendo isso. Qualquer lugar que você entrar hoje no YouTube, Instagram você vai receber uma propaganda de alguém vendendo alguma planilha, ou um método de praticar exercício em casa, mas tem que ter muito cuidado com o método que você vai comprar, porque, geralmente, quando você compra um aplicativo, ele terá exercícios, mas ele não te dá correções. Então, você vai fazer os movimentos, vai achar que está correto e pode ser que aí você esteja se iludindo e acabe tendo uma lesão. O ideal é você contratar alguém próximo que possa prestar esse serviço para você de uma forma segura e que você consiga realizar os movimentos na sua casa. Nós temos hoje alunos praticando em casa nossa planilha de treinos e segue tudo normal. Tem alunos que tem um equipamento ou outro, tem alunos que não tem nenhum equipamento e os treinos são direcionados a quantidade de equipamentos, pesos que os alunos têm em casa e condicionamento de cada um também.

- Gostaria de deixar alguma mensagem a todos que nos acompanham?

Pessoal, não é porque nós estamos vivendo um tempo diferente, que vocês vão deixar de cuidar da sua saúde, que vocês vão falar, não, assim que eu puder deixar de usar máscara, eu irei praticar atividade física. Assim que eu tiver uma vacina, eu irei iniciar atividade. Hoje nós temos locais, nós temos as nossas casas, e podemos praticar atividade física e manter a nossa saúde. Até porque, a saúde, financeiramente falando, se você está bem de saúde, você não vai gastar em medicamentos e tudo mais. Então, cuidem, se previnam. E mesmo após, uma pessoa pegar o vírus, volte, tem, é muito importante ter essa prática de exercício físico.

Acompanhe também a entrevista em nosso canal no YouTube: 

Compartilhe este conteúdo: