Português (Brasil)

Mafra confirma mais dois focos positivos para a larva de dengue nessa semana

Mafra confirma mais dois focos positivos para a larva de dengue nessa semana

Os focos foram encontrados nos bairros Buenos Aires e Vila Ferroviária, ambos na área urbana do município

Compartilhe este conteúdo:

Mesmo com todas as atenções voltadas à Covid-19, a população não deve deixar de lado a prevenção contra outras doenças. Como no caso da Dengue e que nesta semana o Programa de Endemias de Mafra (Programa de Combate à Dengue) durante o trabalho de vistoria nas armadilhas que ficam espalhadas em pontos estratégicos do município, identificou dois focos, sendo estes nos bairros Buenos Aires e Vila Ferroviária, na área urbana do município.

 

Segundo a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Mafra, a partir do momento em que se identificam os focos é feita uma vistoria na área, delimitada por um perímetro e dentro dele são feitas visitas de casa em casa.  A Vigilância já está programando com a ESF Central a visitação das casas da região que apresentou os focos. Com estes dois focos de larva do mosquito neste ano Mafra soma seis focos positivos para larva do mosquito aedes aegypti nos bairros do centro.

 

De acordo com a Secretaria, no mês de abril, Mafra apresentou dois casos positivos de pessoas com a doença com histórico de viagem para outros municípios e sem vínculo epidemiológico entre si. Vale destacar que segundo dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de SC (DIVE/SC), o Estado já tem 2.710 casos de dengue confirmados em 2021 e já são 112 municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti.

 

Todos juntos contra a dengue

A Secretaria de Saúde de Mafra conclama a população para colaborar com a ação de rastreamento eliminando os criadouros do mosquito. A equipe do programa reforça a necessidade de divulgar a população os cuidados com a eliminação de depósitos (latas, pneus, garrafas, lonas, etc.) que podem acumular água parada. Estas atitudes visam manter o município livre das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti mesmo com a chegada de temperaturas mais amenas.

 

Denuncie a existência de possíveis depósitos de água parada para a Vigilância Epidemiológica do município pelo telefone: (47) 3642 – 8063. Caso apresente sintomas de Dengue, Chikungunya ou Zika Vírus procure uma unidade de saúde para atendimento.

Compartilhe este conteúdo: