Português (Brasil)

O Valor do Autoconhecimento

Data de Publicação: 13 de maio de 2021 11:11:00

Compartilhe este conteúdo:

Nos treinamentos e palestras que ministro, sempre falo que o autoconhecimento é como uma ponte pênsil de madeira. Conforme a vida vai passando algumas tábuas e cordas desta ponte começam a apodrecer e a maioria das pessoas vai vivendo sem analisar quais são. O resultado disto é cair da ponte, pois se não há uma análise, não pode haver uma admissão. E não existe mudança sem admitir que se precisa mudar.

Os erros são como pisar nas madeiras podres e cair.

Algumas pessoas leem livros sobre o assunto, o que é ótimo! Agora, sem entrar em um processo de autoconhecimento, com um ambiente adequado, um profissional experiente acompanhando, além de trazer pouquíssimos resultados, pode até mesmo criar alguns traumas por erros de interpretação do conteúdo.

Por exemplo, uma pessoa que não é boa em planilhas, se admitir isto, ao invés de ficar tentando por longo tempo, pode delegar a alguém que saiba e goste disso.

O Steve Jobs, fundador da Apple já dizia: “concentre-se no que você é bom, delegue todo o demais”.

Quem entende isto, além de fazer as tarefas muito mais bem feitas e render mais, será mais feliz. Pois só se faz algo muito bem feito, se amar aquilo. Aí então podemos dizer que esta pessoa está no seu verdadeiro propósito na vida. A conversa sobre autoconhecimento vai longe. Me atenho por aqui e em outra oportunidade aprofundarei mais.

Um nobre abraço.

Autor

Rodrigo Rafael Valentini é Diretor CEO da Nobre Treinamentos, especialista em liderança, formado em Administração de empresas com ênfase em Marketing pela Univali, especialista em vendas e desde 1997 é envolvido e atua no ramo de desenvolvimento pessoal e profissional. 

Compartilhe este conteúdo: