Português (Brasil)

Mafra vacina pessoas com 55 a 59 anos neste sábado (12)

Mafra vacina pessoas com 55 a 59 anos neste sábado (12)

Data de Publicação: 11 de junho de 2021 12:14:00 Para entendermos como está ocorrendo o processo de vacinação contra covid-19 em Mafra conversamos com o Secretário Municipal da Saúde, Plínio Saldanha de Oliveira. Confira!

Compartilhe este conteúdo:

Por Aline Cardoso

Com a chegada de um novo lote de vacinas em Mafra o secretário municipal da saúde, Plínio Saldanha de Oliveira, conversou com a nossa reportagem para esclarecer algumas dúvidas sobre o processo de vacinação aqui no município. A expectativa segundo o secretário é que até o final do mês de outubro deste ano todos com a faixa etária acima dos 18 anos de idade sejam vacinados conforme a chegada das vacinas.

- Como que funciona com a chegada de vacinas, desde a distribuição para os postos até a vacinação da população?

O Governo Federal encaminha para o estado e o Estado manda para os municípios. Então nós temos vacina chegando toda semana. Assim que chega esse lote, a vigilância epidemiológica faz um mapeamento do destino. Pra quais ESFs (Estratégia de Saúde da Família), e serão encaminhados, para os grupos que vão ser vacinados. Faz a distribuição e de um dia pro outro a gente já tem vacina no braço, já tem a aplicação das vacinas.

- Nesta terça feira foi divulgado pelo governo do estado de Santa Catarina um calendário de vacinação contra covid – 19 em que a faixa etária a partir dos 18 anos estarão sendo vacinados até o final de outubro. Esse cronograma se aplica aqui no município de Mafra? Como que vai funcionar?

Sim, se aplica. A norma técnica número 28 do estado de Santa Catarina, vem trazer bastante alegria aos nossos munícipes aqui de Mafra. É um pouco de esperança nesse momento tão difícil. Começamos já nessa semana a vacinação da faixa etária 55 anos a 59. Como as vacinas chegaram nesta quinta-feira (10), neste sábado, será o dia D de vacinação contra covid-19 no nosso município. É só ir no seu ESF com uma carteira de identidade e o comprovante de endereço ou a carteirinha SUS que já tem todas essas informações e lá você vai ser vacinado. Também tem um grupo especial que são, por exemplo, o pessoal da higienização pública, todas as idades, pessoal também de transporte, todas as idades, no caso dos caminhoneiros tem uma especificação que nessa primeira fase da vacina tem quer ser do transporte interestadual. É um momento de bastante alegria e esperança pros nossos munícipes.

- Nessa quinta-feira dia 10, teve a distribuição de um novo lote de vacinas pelo governo do estado de Santa Catarina, quem pretende ser vacinado com a chegada desse novo lote?

Com esse lote é o pessoal de 55 a 59 anos como estamos encerrando o pessoal com comorbidades. Foi um grupo muito grande que vacinamos, mas ainda tem gente. Tivemos uma estimativa de 1.500 pessoas e até nesta quarta-feira (09) nós já tínhamos passado de 1.700 pessoas inscritas e que estão sendo vacinadas lá no CCI (Centro de Convivência do Idoso) do Vista Alegre. Essas pessoas que estão recebendo vacina de comorbidade, acreditamos que encerramos essa semana, talvez alguns fiquem para trás, tem algumas pessoas fazendo o cadastro ainda hoje no site da Prefeitura.

Em relação as pessoas que possuem alguma comorbidade, é necessário estar fazendo um cadastro pra assim ser chamado para a vacinação, isto?

Pra fazer o cadastro, caso você tenha alguma comorbidade, e ainda não fez o acesse o site da Prefeitura,  busca lá pré-cadastro – Vacinação Covid-19 – etapa comorbidades. Então se você tem alguma comorbidade, é necessário a identificação, comprovante de endereço e o comprovante da sua comorbidade.

Como que a gente prova isso? Pode ser um laudo médico, uma receita de um medicamento, claro que a receita tem que estar no seu nome e precisam ser medicamentos de uso contínuo. Por exemplo, pessoas com hipertensão, diabetes, já tem validade.

Tivemos casos em que a pessoa tirou foto da caixinha de remédio. Infelizmente, isso não prova. Então, se você é um grupo prioritário precisa ter um comprovante, de fato para provar. Isso vale também para o pessoal de transporte público, o motorista, precisa de uma nota fiscal, um registro em carteira com uma declaração da empresa, isso já prova que ele faz o transporte interestadual.  

Tudo isso precisamos provar para o Ministério Público, Governo Federal e auditorias do Governo então é preciso ter todo esse critério para que não haja, pessoas furando a fila da vacinação.

As pessoas que não conseguirem se vacinar neste sábado serão reagendados para tomar a vacina?

Está sujeito e pode acontecer de não ter vacina para todo mundo. Temos uma estimativa, mas as vezes ultrapassa, por exemplo, de comorbidade, ultrapassou. Caso chegar no sábado e no seu ESF chegar no limite das vacinas, fica tranquilo, vão marcar seu nome, seu telefone, e durante a semana a pessoa vai receber a vacina no mesmo posto de saúde. A gente sabe que a procura vai ser grande, e pode sim acontecer isso, mas vai ser reagendado com certeza.

Tivemos inclusive, nesta quinta – feira a tarde a visita do Secretário de Saúde do Estado, André Motta, e ele garantiu que vai chegando vacinas, inclusive de outras marcas também. A gente está tendo a vacina da AstraZeneca, que é a principal, no nosso município, vai estar chegando também a CoronaVac e está chegando uma vacina de dose única que vai ajudar bastante. A ideia é até o final de outubro, vacinarmos todos

Nós estamos recebendo essas gotas de esperança que vai auxiliar bastante no combate a pandemia, mas a pandemia não acabou. Então, continuem, se cuidando, continuem evitando aglomerações, usando a máscara, álcool gel. Estamos conseguindo vencer as dificuldades da pandemia, nós estamos trabalhando incansavelmente, sem folgas para garantir o atendimento nas unidades, atendimento clínico, atendimento de complexidade na UPA e também a disponibilidade de medicação. E agora também com essa notícia boa das vacinas.

Acompanhe também a entrevista em nosso canal no youtube: 

 

Compartilhe este conteúdo: