Português (Brasil)

Consultoria de imagem e coloração pessoal: entrevista com Deysi Ruthes

Consultoria de imagem e coloração pessoal: entrevista com Deysi Ruthes

Data de Publicação: 2 de julho de 2021 13:56:00 O autoconhecimento é muito importante na hora de se vestir, para transmitir exatamente o que você quer para o mundo. Em entrevista a consultora de imagem Deysi Ruthes tira todas as suas dúvidas sobre o assunto

Compartilhe este conteúdo:

Por Aline Cardoso

Conhecer a si próprio, reconhecer suas preferências, seu estilo, coloração, a autoconfiança em se vestir e tomar decisões fazem parte da consultoria de imagem. Você sabe o que é isso? A consultora de imagem Deysi Ruthes irá tirar todas as suas dúvidas a partir daqui. Ela trabalha com a análise de coloração pessoal, um dos segmentos da consultoria de imagem. Confira a entrevista a seguir:  

- Por que você decidiu entrar nesse meio?

Trabalho com o ramo de moda desde os meus 15 anos de idade. Abri a minha loja, fazem 13 anos. E com o passar do tempo, atendendo os clientes, passamos a perceber o quanto faltava uma identidade nas pessoas. Elas chegam na loja comprando, procurando uma determinada peça que está na moda e querem para elas. Só que muitas vezes a peça não as valoriza, não traz a identidade delas mesmo. Então, eu comecei a perceber essa escassez e esse autoconhecimento sobre quem a pessoa é, o que ela quer transmitir para o mundo através da sua imagem e quais cores, realmente, combinam com ela. Então, ali que despertou realmente a vontade de estudar consultoria de imagem.

- Esse trabalho está cada vez mais ficando evidente e importante. Explica para gente qual a importância da imagem pessoal?

Cada vez que você olha para uma pessoa que você conhece, nos primeiros 7 segundos, você a analisa pela imagem. Isso é fato, é comprovado. Então, quando a pessoa tem uma imagem correta, adequada a profissão e a identidade pessoal dela, ela transmite credibilidade, segurança, posicionamento isso é muito importante em relação a profissão que ela exerce. Isso vai trazer também sucesso para o trabalho, sucesso para vida pessoal. Então, realmente, a imagem traz muita credibilidade e é extremamente importante, porque é a primeira coisa que a gente analisa em uma pessoa. Depois, você vai conhecer ela os valores dela, a personalidade, mas a imagem é o que causa o primeiro impacto visual mesmo. Então, tem que estar alinhada de acordo com aquilo que você quer transmitir ao mundo.

Eu sempre cito o exemplo do mercado. Se você vai ao supermercado e quer comprar uma fruta, você vai olhar aquela fruta que está desbotada, judiada, você não vai comprar ela, você vai, por exemplo, na maçã mais vermelha, na maçã mais bonita. Então, ali você também opta pela imagem, né? A imagem é a primeira coisa que a gente observa, então tem que estar dentro daquilo que você se sente bem.

- Para que serve a análise de coloração pessoal?

A análise de coloração pessoal é um teste realizado para descobrir quais cores habitam em nós. Cada um de nós nasceu com uma determinada cor de olho, cabelo, pele e de sobrancelha. Então, tudo isso a gente descobre na análise coloração pessoal e repete nas roupas, na maquiagem, no cabelo, nos acessórios, criando uma harmonia.

Sempre existe aquela dúvida do que fica bom para mim. Será que eu posso arriscar comprar um azul? Qual azul me favorece? E análise de coloração pessoal traz toda essa informação para você, o que realmente fica bom em relação ao cabelo, maquiagem e roupas. Então, te traz uma segurança na hora de comprar. Você comprando com mais consciência. Porque você compra aquilo que realmente te favorece e que você vai usar muito. Então, análise e coloração pessoal nada mais é do que um autoconhecimento, saber exatamente o que te favorece e o que te desfavorece.

- Qual o primeiro passo para procurar estilo, uma cor, que lhe favoreça?

É somente através do teste de análise e coloração pessoal mesmo. Você vai até mim, vai sem maquiagem, para gente entender, realmente, a tua beleza natural. Eu vou passar tecidos na sua frente de uma maneira comparativa para entender o efeito positivo e o negativo das cores em você. Então, para você saber exatamente as cores que favorecem, é somente com o teste de análise de coloração.

- Como funciona o processo de ajudar a cliente nos atendimentos a procurar o que combina com ela?

É apenas uma vez na vida, que a gente faz. A partir dos nossos cinco anos, a gente já consegue descobrir a nossa cartela de cores. O que vai mudando com o passar do tempo em nós é o nosso contraste. A gente vai ficando mais grisalho, a nossa pele vai mudando com o passar do tempo. Mas a cartela de cores, a gente faz uma vez na vida.

O atendimento dura em torno de uma hora meia, você recebe a sua cartela de cores e, a partir daí, você passa a fazer compras assertivas e usar aquilo que você sabe que está ao seu favor. Não que você vai deixar de usar as cores que não estão na tua cartela, mas no dia do atendimento, você aprende como minimizar o efeito negativo das cores em você. E isso vale para tudo, maquiagem, acessórios, roupa. Tudo mesmo.

É um combo, né? Você estando toda correta, você transmite uma imagem de credibilidade, uma imagem mais harmoniosa. É gostoso de você olhar para uma pessoa que está toda coordenada.

No atendimento tem todo esse direcionamento da maquiagem, das cores de cabelo, que é sempre uma dúvida constante nossa. Quero pintar o cabelo, quero mudar, o que que fica bom pra mim? Então, tudo que você for comprar, pintar o cabelo, depois análises, você vai fazer com segurança.

- Além de trabalhar com as cores, estilo, vestimenta, acessórios esse trabalho vai muito além, trabalha também com a auto estima das pessoas. Comente sobre isso, como você isso nos seus clientes?

Depois que eles passam por esse processo a segurança de comprar é muito maior. Uma que facilita paras vendedoras também.  A pessoa chega com a cartela de cores e você já vai separando tudo que é da cartela de cores da pessoa. E o cliente, por si só, se identifica muito mais com aquilo, porque ele tem a segurança de que aquilo tá certo pra ele. Então, fica muito mais fácil de você comprar, depois que você tem a tua cartela, porque você já tem uma direção. Diferente de chegar em uma loja e não ter ideia do que combina com você.

Tudo isso traz uma identidade para a pessoa, porque ela entende o que valoriza ela e vai comprando exatamente aquilo tá na cartela, facilita para as vendedoras, facilita para o próprio cliente, porque ele sabe que aquilo realmente faz parte da beleza dele e que ele vai trazer uma identidade com aquilo também.

- Agora, em sua opinião, o que é importante na hora de se vestir para alguma ocasião?

Eu considero, segurança. É você estar se sentindo bem com aquilo, com aquela escolha. Por exemplo, você vai em um evento, vai escolher um vestido, vai fazer uma maquiagem, um penteado. Então, você tem que, realmente, estar se sentindo segura. Você pode estar com um preto básico, mas se você souber que aquilo está te valorizando, você vai com segurança e vai aproveitar o máximo possível esse evento. Então, pra mim, é muito importante a questão de você estar se sentindo segura. E é somente com o autoconhecimento, saber o que nos valoriza, que a gente consegue essa segurança.

- Gostaria de deixar uma mensagem final, seu contato, para as pessoas que tem interesse em saber mais sobre o assunto?

Eu atendo anexo a loja D’ Rô Modas, no bairro Vila Nova. E lá eu tenho o meu cantinho da análise e coloração pessoal. Lá a gente troca milhões de ideias, descobrimos a sua cartela conversamos também sobre estilo, sobre maquiagem, cabelo, as clientes levam as maquiagens que elas têm em casa para gente conferir, se estão adequadas a cartela de cores.

Tenho o meu Instagram @deysiruthes, que vocês podem seguir, tirar muitas informações de lá também. Isso tudo é uma coisa nova, mas é uma coisa tão importante para a autoestima, para o conhecimento, tanto das mulheres, quanto dos homens. Isso é autoconhecimento, é uma coisa que ninguém tira da gente, né? Sempre, quanto mais autoconhecimento, melhor.

Assista a entrevista em nosso canal do youtube: 

Compartilhe este conteúdo: