Português (Brasil)

Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra: entrevista com Dr. Luiz Roberto Eisenberg Pires

Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra: entrevista com Dr. Luiz Roberto Eisenberg Pires

Data de Publicação: 29 de outubro de 2021 14:33:00 O Ginecologista é o médico especializado no tratamento da saúde da mulher em todas as suas fases. Saiba mais sobre essa profissão com Dr. Luiz Roberto Eisenberg Pires.

Compartilhe este conteúdo:

A relação entre o ginecologista e suas pacientes é sempre pautada por muito profissionalismo e confiança. A mulher deve procurar um profissional bem preparado e no qual ela confie para expor todas as suas dúvidas e desconfortos, afinal ele estará ao seu lado.

No dia 30 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Ginecologista e Obstetra. Esses profissionais são essenciais para a saúde feminina, exercem importantes funções em nossa sociedade, estando presentes em nossas vidas desde o momento do nascimento. Por isso convidamos para uma entrevista o médico ginecologista e obstetra Luiz Roberto Eisenberg Pires para falar sobre a profissão e todo o seu tempo de carreira. Confira!

Como começou o seu interesse pela área?

O interesse pela área medicina e pela ginecologia obstetrícia, começou desde a minha infância. Meu pai é ginecologista obstetra e desde pequeno isso já fazia parte da minha realidade. O que despertou meu interesse e vontade de seguir a mesma carreira. De ver esse exemplo dentro de casa dentro da minha família.

- O que de fato faz o ginecologista?

Nós trabalhamos principalmente com o cuidado da saúde da mulher. Dividimos isso no cuidado desde o início da vida sexual da mulher. Depois a gente passa durante toda a vida reprodutiva dela e também depois cuida do que a gente chama de menopausa. Quando a mulher deixa de menstruar e deixa a vida reprodutiva. É também trabalhado com a prevenção e cirurgias. Tudo que engloba a saúde da mulher.

- Quando deve-se procurar um médico ginecologista? Em que momento da vida devemos começar a frequentar o médico?

O início das consultas com o ginecologista se dá principalmente após o início da vida sexual. A gente sabe que tem mudado muito o perfil da juventude, a gente tem visto que tem iniciado a vida sexual muito mais precocemente do que se era antes. Então recomenda-se que após o início da vida sexual, procure a primeira consulta com o ginecologista.

- Quais exames as mulheres devem estarem sempre atentas em fazer para ter sua saúde em dia e de quanto em quanto tempo é preciso faze-los? 

Dentro da ginecologia é o exame que todos já ouviram falar que é o exame de do PREVENTIVO. Que é um exame pra se prevenir o câncer de colo de útero. O câncer de colo de útero é cada vez mais prevalente na população feminina e a gente tem que fazer essa coleta do preventivo uma vez por ano. Então todo ano deve ser feita essa coleta na saúde pública ou com o próprio médico ginecologista. Muito importante manter essa frequência.

Outro exame muito importante é o exame da mamografia, que é feito após os 40 anos de idade. Ou em casos onde se tenha histórico da doença a gente pode adiantar. Mas é recomendado na mulher após os 40 anos e também é importante uma frequência anual. Claro, existem outros exames que que vão cuidar da saúde feminina que são exames de ecografia, exames de densitometria óssea, exames de ressonância que são indicados em cada casos específicos. O ideal é sempre estar acompanhando.

Você tendo o teu médico de confiança, e fazendo o acompanhamento isso torna muito mais fácil.

-O que os profissionais precisam, na sua opinião, para se destacar neste meio?

Eu sempre digo para as minhas pacientes que a gente tem que pensar principalmente na empatia. Você tem que procurar cuidar do teu paciente como você gostaria de ser cuidado. Precisa ter um olhar de carinho com o paciente, sempre com atenção e procurar fazer sempre o melhor do mesmo jeito que você gostaria que fosse feito para você mesmo. Isso seria a dica que eu daria para os futuros médicos.

- Que mensagem você gostaria de deixar para quem tem interesse na área, ou ainda está estudando?

Gostaria de aproveitar que estamos no mês de outubro e dizer que devemos pensar na prevenção. A prevenção é o caminho para que a gente evite doenças crônicas, evite complicações.  Se tratar o quanto antes o que vai aparecendo vai ser muito mais fácil. As vezes a simples prevenção vai evitar muito aborrecimento na vida das pessoas. Cuide-se.

 

Confira o vídeo da entrevista:

Compartilhe este conteúdo: