Português (Brasil)

O que foi a bola de fogo vista no céu desta madrugada?

O que foi a bola de fogo vista no céu desta madrugada?

Data de Publicação: 8 de março de 2022 14:09:00 Vários relatos de estrondos e “fogo no céu” foram feitos nas redes sociais nesta terça-feira, 8

Compartilhe este conteúdo:

Moradores do Planalto Norte e região relataram ter visto uma “mancha de fogo” no céu às 4h36 desta terça-feira, 7. Relatos ainda mais volumosos dão conta do forte estrondo ouvido no mesmo horário.

O fenômeno, documentado em várias cidades do oeste e planalto norte de Santa Catarina também foi registrado em vídeo em Monte Castelo, a 45km de Canoinhas, pelo professor Jocimar Justino, que tem uma estação de observação do céu na sua casa.

O objeto pôde ser visto cruzando o céu por pouco mais de um minuto. Testemunhas de vários locais relataram um estrondo que fez tremer paredes e janelas de casas.

O evento foi flagrado por pelo menos duas câmeras da Estação de Monitoramento de Monte Castelo. Veja abaixo uma das imagens: 

Moradores de cidades paranaenses como São Mateus do Sul, Mallet, São João do Triunfo e Lapa também viram a bola de fogo.

LIXO ESPACIAL

O fenômeno, segundo especialistas, trata-se de “reentrada de lixo espacial” na atmosfera terrestre.

Segundo o professor e astrônomo amador, Diego de Bastiani, ouvido pelo portal ND+, o fenômeno não é incomum. Porém, a visualização a olho nu em Santa Catarina é rara. “Existem milhares de satélites como esse rodando a Terra. Eles não estão mais ativos e, em algum momento, são atraídos para a Terra. Quando entram em contato com a atmosfera ocorre um atrito e um aumento bem alto da temperatura. Ele se fragmenta em vários pedaços e aparem essas bolinhas de fogo no céu. Em determinado momento eles queimam todo o material e alguns destroços caem na terra”, explicou o pesquisador.

Ainda, de acordo com o pesquisador, o retorno para a Terra não costuma causar danos. “Muitos desses satélites caem no oceano, não representando risco algum”, disse. O pesquisador está investigando de qual satélite se trata.

 

Fonte: Jmais

Compartilhe este conteúdo: