Português (Brasil)

Secretária de educação de Mafra fala sobre as metas da prefeitura para as escolas em 2022

Secretária de educação de Mafra fala sobre as metas da prefeitura para as escolas em 2022

Data de Publicação: 18 de março de 2022 15:02:00 Jamine Henning, secretária municipal de educação, fala sobre as metas e investimentos na educação de Mafra e sobre como será o uso de máscaras nas escolas.

Compartilhe este conteúdo:

1. Quais as metas da Prefeitura para esse ano, em relação à educação?

Jamine: Bom, metas é o que não falta. O prefeito, Emerson Maas, ele coloca metas todos os dias para nós. Porque o nosso objetivo é uma educação de qualidade. Então, tudo que possa ser feito para melhorar essa nossa educação, nós iremos fazer.

Esse ano, como ponto forte, já está terminando o processo de licitação, que é a inserção do sistema de ensino, ou seja, aquelas apostilas. As famosas apostilas que nós já temos em uma das escolas do município, que é o CEMMA. Porém, nós vamos ter gratuito para todos os alunos da rede municipal. Estamos na fase final já, demora um pouquinho porque tem todos os trâmites, tem que fazer uma boa escolha, tem que ver a questão de preços. Então, é um processo de licitação um pouco mais complicado, mas com certeza para garantir um sistema de ensino padrão para o município inteiro. Aluno que estuda no CEMMA terá o mesmo sistema de ensino do aluno que está no Mario Goeldner, do aluno que está lá na escola do São Sebastião, Avencal do Saltinho, Bituvinha, enfim, de todas as escolas da rede municipal. Acho que este vai ser o nosso destaque desse ano.

Nós também fizemos bastante investimentos no ano passado com equipamentos e agora estamos instalando nas escolas. Esses equipamentos são: projetores, notebook, telas de projeção. E são para todas as salas de aula do ensino fundamental. Estamos trazendo a tecnologia para dentro das nossas salas de aula, para nós estarmos num nível mais equilibrado com os nossos alunos.

Fizemos uma compra grande de ar condicionado que vai estar possibilitando que as nossas salas tenham mais qualidade. Porque ninguém merece, tá um calorzão lá, tentando estudar, então, no calor para ficar uma sala de aula mais fresquinha e no inverno para ficar uma sala de aula mais quentinha.

 

2. Em quais escolas serão implementados os aparelhos de ar condicionado?

Em todas, todas as escolas municipais. Desde as creches, até o nono ano, que são as que correspondem à nossa área de atuação.  

 

3. Os alunos poderão levar para casa essas apostilas que serão distribuídas?

Jamine: Com certeza, não só levar, mas também fazer os preenchimentos nela. Então não haverá a necessidade de passar para outro aluno no próximo ano. Vai ser até dispensável o uso em grande quantidade, das folhas de caderno, porque eles irão preenchendo, irão se comunicando com a própria apostila. Claro, a apostila vai ser um aparato para o professor, para tentarmos padronizar este ensino dentro do município de Mafra. Então, o professor pode usar mil e uma metodologias que ele queira para enriquecer esse estudo.

 

4. Quais foram os investimentos recentes nas escolas?

Jamine: Além desse em tecnologia, a gente também adquiriu para os alunos que tem dificuldades, os playtables. Esses aparelhos, são uma tecnologia que vão ajudar de uma forma diferenciada, principalmente os alunos que tem deficiências, que tem dificuldades.

Adquirimos recentemente os laboratórios de ciências para os alunos do fundamental II, do sexto ao nono ano, para trabalhar a prática dentro da escola.

Estamos entregando agora os uniformes, já entregamos para a escola Mario Goeldner, Amola Flecha, do Avencal do Saltinho. São lindos, com uma qualidade maravilhosa. Neste momento, estamos entregando calça, camisetas de manga curta e de manga longa. Quando começar a esfriar, os alunos irão receber as japonas, muito bem forradas, meias, e os pequenos irão receber toucas e luvas.

A gente sabe que para conseguir estudar, a criança tem que estar bem alimentada, tanto que a gente reforçou as merendas no ano passado. Tem crianças que chegam em casa e não querem nem almoçar!

Tudo isso para que eles possam estar bem alimentados, bem quentinhos e estarem em um ambiente agradável, para que esse ensino ocorra com muito mais qualidade.

 

5. Como está sendo aplicado o decreto do uso de máscaras nas escolas do município?

Então, a gente diz que não aguenta mais atualizar o plancon, que é o nosso plano de contingência. Até saiu agora, bem recente, o ultimo decreto, que desobriga o uso de máscaras. Porém temos que cuidar muito na interpretação, porque, ele desobriga o uso da máscara, se estivermos em um distanciamento de 1 metro. Em escolas onde as crianças estão com 1 metro de distanciamento, não tem necessidade do uso da máscara. Professor que estiver lá na frente explicando a matéria, ele pode ficar sem a máscara, mas, se ele for fazer um atendimento mais próximo ao aluno, tem que fazer o uso de máscara. Vamos pensar nos professores que trabalham com os pequenos nas creches, maternal, berçário, o contato é o tempo todo, então não tem como dispensar o uso da máscara.

Transporte escolar, poxa vida, tem como ter 1 metro de distância entre um colega e o outro dentro do ônibus? Não. Não tem como eliminar o uso da máscara. Então a gente tem que ter muito cuidado.

Quando saiu o decreto, todo mundo fez voar a máscara. Mas só podemos deixar de usar a máscara quando tiver o distanciamento. Exceto as crianças de 0 a 12 anos, que já foi tirado a obrigatoriedade e fica de responsabilidade dos pais. Se eu tiver um filho de 0 a 12 anos, depende de mim se eu quero deixar essa criança usando a máscara ou não.

Então, acho que é uma questão de bom senso, até onde vai o meu cuidado?Até onde eu quero expor meu filho? Até onde, eu como professor, quero expor as crianças, ou me expor? E outra coisa interessante do decreto, é quanto aos sintomas. Se qualquer pessoa tiver um sintoma gripal, tem que colocar a máscara, a gente não sabe se pode ser covid ou não. Temos que cuidar de nós mesmos, se não tivermos saúde não poderemos dar sequência na educação, mas também cuidar dos nossos afetos, dos que estão pertinho da gente.

 

6. Se caso houver um contágio nas escolas, as aulas serão afastadas novamente?

Em uma sala de aula, se um estudante atestar positivo, ele vai ser isolado e nós comunicamos os pais e o restante da turma para ficarem atentos aos sintomas, para poderem fazer o teste. Agora não será mais afastada a turma toda, apenas quem está positivado. Inclusive, a saúde do nosso município tem os testes que saem em 20 minutos. Então, na dúvida, não há nem necessidade de ficar esperando 3 dias para ver qual é o resultado. Pode fazer o teste e em 20 minutos você já sabe se você foi contaminado ou não, para poder proteger as pessoas que estão próximas.

 

7. Você tem mais alguma mensagem para deixar para nossos leitores?

O que eu vou deixar de mensagem, é para que a nossa comunidade valorize muito as escolas. Não basta os professores fazerem um trabalho maravilhoso, não basta os alunos estarem apenas indo para a escola, nós precisamos de um trabalho conjunto, da comunidade toda empenhada. É prefeito procurando soluções diferenciadas, é a secretária trabalhando dia e noite com a sua equipe, são os diretores, os professores. Mas, nós precisamos também, dos pais, da comunidade próxima às escolas, para que nós possamos estar preparando essas crianças, porque eles são o futuro da nossa cidade.

Compartilhe este conteúdo: