Português (Brasil)

Diácono Dorvalino comenta sobre a programação para a Páscoa deste ano

Diácono Dorvalino comenta sobre a programação para a Páscoa deste ano

Data de Publicação: 14 de abril de 2022 11:40:00 O Diácono da Igreja Nossa Senhora Aparecida comenta sobre a programação para a Páscoa e sobre o real significado desta data para a Igreja Cristã

Compartilhe este conteúdo:
  1. Qual o valor da Páscoa? O que ela representa?

Dorvalino: O valor da páscoa nós podemos dizer que é sempre a tendência do ser humano em buscar felicidade. O ser humano está sempre numa migração e dentro do plano de Deus que é o que a gente representa através de uma religião, através de uma igreja. O povo de Deus sempre foi protegido pelas alianças em favor da liberdade do ser humano. Por exemplo, nós vemos no grande dilúvio, tem a história da Arca de Noé, é Deus preservando a humanidade, fazendo uma purificação. Então, Ele recolhe certas pessoas, e junto com Noé eles recebem aquela proteção. Deus faz aliança com seu povo, e Ele sempre cumpre essa aliança, quem às vezes rompe isso é o próprio ser humano, esquecendo deste Deus, mas Deus sempre é fiel e quer a caminhada do povo, sempre em busca da felicidade. Essa busca nos indica um caminho para um dia estarmos na casa do Pai, que é a felicidade plena. Nós vemos também, a caminhada do povo Hebreu que foge da sua comunidade em busca da felicidade. Na procura pelo alimento, eles migram para o Egito e lá entram num verdadeiro cativeiro. Era uma escravidão, mas Deus não esquece deles, Ele continua dando condições para que este povo se livre, então aí aparece o que nós chamamos de a Primeira Páscoa, a Páscoa Judaica.  A Páscoa do povo hebreu é a saída do Egito para a terra prometida. Foi Moisés que conduziu este povo na busca da felicidade, eles entraram na Terra Prometida aí é a primeira Páscoa que nós temos na história, e as religiões todas também têm essa grande lembrança dessa caminhada do povo, rumo à felicidade. Mas nós chegamos também na Páscoa de Jesus Cristo, que podemos dizer na história, que ela está mais perto de nós. Esse Jesus, que também, depois de todo o seu anúncio da Boa Nova, ele traz para nós a mensagem do céu, a plena felicidade.

 

  1. Qual vai ser a programação deste ano para a Páscoa?

Dorvalino: Este ano nós temos aqui a Quaresma, a preparação para a Páscoa. A Quaresma é aquele tempo forte de seguirmos Jesus Cristo, que por 40 dias fica no deserto e ali faz a oração, faz o jejum e nos ensina que esse tempo é para nos comunicarmos com o Pai, então é a Páscoa de Jesus Cristo. E a nossa Páscoa hoje, nós temos a Semana Santa, que estamos vivendo agora. Dentro dela encontramos o Domingo de Ramos, que foi domingo passado, que tem aquela entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, com ramos, com pessoas abanando e gritando vivas. Esse Jesus entra em Jerusalém, e tem a sua manifestação como rei. Depois, temos os três dias fortes também, que é o chamado Tríduo Pascal. A celebração começa já na quinta-feira, tem continuidade na sexta, e ela vai ser concluída só no sábado, com a ressurreição de Cristo. Então esta é a programação que as nossas igrejas tem para o nosso caminhar Cristão, e o povo segue, graças à Deus, ainda tem muita gente que busca sentido da felicidade no caminhar com Jesus Cristo.

 

  1. Qual o impacto que as comemorações deste ano terão nas pessoas, após dois anos ser poder ter um momento de união como este?

Dorvalino: Nós temos um grande motivo, e a gente vê que o pessoal está meio retraído, ainda com medo da nossa famosa pandemia. O povo ainda está meio reprimido, mas, está indo com muita fé, porque para nós também foi um momento de uma grande descoberta do ser humano, de nós podermos pensar que não poderíamos, e não podemos ainda, ter muito a liberdade de nos aproximar tanto um do outro, de não olharmos um para o outro porque a máscara estava no meio, e não podermos dar a mão, porque tínhamos medo da contaminação. Então tudo isto trouxe para o povo, esse grande medo. Mas estamos nos libertando também, então agora a saída desta pandemia, nada mais é do que uma grande libertação, também é só o povo se cuidar e se conscientizar de que o cuidado sempre é necessário, assim como nas grandes passagens, como nós vemos a passagem do povo hebreu, a passagem da páscoa de Jesus Cristo, e agora também a nossa passagem desse período de pandemia. Mas a gente aprendeu muito com isso, e tem que agradecer a Deus. Foram dois anos que nós ficamos praticamente parados com os trabalhos da igreja, fazendo só a parte essencial, e agora nós estamos nos abrindo para atender esse povo que está voltando, mas sem medo a gente poderia dizer.

 

  1. Esse ano irá ocorrer a procissão?

Dorvalino: Nós não temos programado procissão aqui. Temos a procissão penitencial, que nós vamos fazer no Santuário Nossa Senhora Aparecida, na sexta-feira de manhã, às 6:30, mas ainda com aquele cuidado, não é aquela aglomeração, é uma caminhada conscientizada. Então, é um trajeto mais em volta da igreja, mas, não é aquela caminhada cheia de gente.

 

  1. Qual aprendizado os fiéis podem levar do tempo quaresmal?

Dorvalino: O aprendizado é que podemos seguir esse Jesus Cristo, que nos dá o verdadeiro sentido de vida. Ele mostra para cada um de nós, que sem oração não podemos nada. No Evangelho de São João está dizendo “Sem mim, nada podeis fazer”. Quando os apóstolos disseram para ele: “olha, nós estamos no trabalho aí para expulsar os demônios e não conseguimos”, Jesus disse que sem oração e sem jejum eles não iriam fazer isso. Então ele deu a dica de como poderia ser para enfrentar o mundo. Quando se fala em demônio ali na Sagrada Escritura, se refere à toda a força do mal, que está aí prejudicando a mim, a você e a cada um de nós, então a oração é estarmos em sintonia com Deus. Outra parte, é o jejum. O que o jejum quer dizer para nós?  Muitas vezes, temos muita ganância, nada chega, e às vezes o pouco nos é suficiente. Então essa ganância é colocada aqui, de frente com o jejum, você pensar que não precisa de tanta coisa para ser feliz e saber controlar o jejum. O Papa Francisco, agora na mensagem de Páscoa, pede para nós o jejum dos meios de comunicação. Os meios de comunicação estão aí e tem muita gente que não sabe usar, então as redes não ficam simplesmente espalhando o bem, mas elas espalham o mal. Então, nesse jejum você pode parar e pensar um pouco o que você vai fazer. Vocês que estão no meio de comunicação sabem muito bem disso, tem que analisar muito antes de colocar alguma coisa na mídia. Outra coisa muito importante para nós são as nossas palavras. Tem palavras que não são palavras de um progresso, não são confortáveis para humanidade, e a humanidade está sedenta de uma palavra sadia, devemos olhar as palavras que a gente usa também. Então esse é o grande sentido do jejum e da oração.

 

  1. Qual a sua mensagem para os nossos leitores nesta data tão importante?

Dorvalino: Para todos os nossos ouvintes, ou leitores, e aqueles que puderem entrar em contato com esse trabalho de vocês, a gente quer trazer pela parte Cristã, pela parte da Igreja Santuário Nossa Senhora Aparecida trazer essa mensagem de paz, essa mensagem de coragem, para podermos seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, que é o principal para todos nós, é o que as nossas igrejas ensinam. Por que quando se fala da Igreja Católica, nós queremos também, olhar para as demais igrejas cristãs que estão na mesma caminhada, cada um fazendo do seu modo esta mesma transmissão de paz, de amor e de justiça para todos. Então eu quero deixar em nome do Santuário Nossa Senhora Aparecida, a minha Feliz Páscoa para todos, para vocês que estão aqui trabalhando, e para todos os nossos ouvintes, os nossos leitores.

Compartilhe este conteúdo: