Português (Brasil)

"Dia D" da campanha de vacinação contra poliomielite neste sábado (20) em Rio Negro

"Dia D" da campanha de vacinação contra poliomielite neste sábado (20) em Rio Negro

Data de Publicação: 16 de agosto de 2022 14:07:00 Ação ocorre em todas as unidades de saúde do município, das 8h às 17h. É importante levar a carteira de vacinação, documento pessoal e cartão do SUS

Compartilhe este conteúdo:

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022 continua. A mobilização será realizada até o dia 9 de setembro. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município de Rio Negro.

O “Dia D” de vacinação – para atender quem não consegue comparecer no posto de saúde durante a semana – será realizado neste sábado, dia 20 de agosto em todas as unidades de saúde de Rio Negro (na cidade e no interior), das 8h às 17h. É importante levar a carteira de vacinação, documento pessoal e cartão do SUS.

A campanha contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante (que é aplicado as 2, 4 e 6 meses de idade, via injeção intramuscular) ou que ainda não tomaram as doses de reforço. A meta do Ministério da Saúde é alcançar 95% desse público.

Já a campanha de Multivacinação visa reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Poliomielite, também conhecida como “paralisia infantil”, tem certificado de erradicação no Brasil desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas. A pólio voltou em países como Israel e Moçambique. A Organização Panamericana de Saúde alerta para a importância de a cobertura vacinal ultrapassar 95%. Caso contrário, a Poliomielite poderá reaparecer. A cobertura vacinal da população diminuiu em todo o mundo, principalmente durante o período da pandemia de Covid-19.

COVID-19

As campanhas de vacinação coincidem com a imunização contra a Covid-19 em andamento. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

Em Rio Negro, a Secretaria da Saúde está colocando em dia a vacinação da Covid-19. O público pode receber a primeira, segunda, terceira ou quarta dose, desde que se enquadre dentro do calendário.

Compartilhe este conteúdo: