Português (Brasil)

Entrevista com a idosa de 100 anos, Thereza Schafachek, em comemoração aos 105 anos de Mafra

Entrevista com a idosa de 100 anos, Thereza Schafachek, em comemoração aos 105 anos de Mafra

Data de Publicação: 2 de setembro de 2022 16:17:00

Compartilhe este conteúdo:

Nesta entrevista, em comemoração ao aniversário da cidade de Mafra, que estará completando 105 anos no próximo dia 08, tivemos um bate papo com a senhora Thereza Schafachek, que fez 100 anos de idade este ano e reside no Lar dos Velhinhos de Mafra.

Thereza Schafachek contou que nasceu em Mafra e morava na Fazenda Do Potreiro. Convivia com seus pais e seus 12 irmãos, 8 deles eram meninos e 4 eram meninas, porém, uma das meninas veio a falecer durante a infância. Seu pai morreu cedo também. Ela conta que ajudava eles na roça, tinham criação de gado, cabrito, galinha e porco, e a família também tinha uma serraria.

Segundo Thereza, todos seus irmãos foram casados e moravam juntos na Fazenda do Potreiro, porém, diferente de seus irmãos, Thereza não se casou e nem teve filhos.

Ao ser questionada sobre o que gostava de fazer em Mafra, ela disse que gostava muito de sair passear nas lojas com sua mãe, elas sempre iam juntas, já que a mãe não gostava de ir sozinha. Teresa também disse que: “tinha cavalo, pois a gente andava com a carroça e tinha que ter cavalo para puxar. A gente ia de carroça para missa, frequentávamos as Igrejas Bom Jesus, de Rio Negro, e a São José de Mafra.”

A velhinha de 100 anos, falou que com a idade, foi esquecendo de muitas coisas e muitas memórias.

Com a pergunta de como faz para viver tanto assim, a senhora respondeu: “Nem acredito que tenho 100 anos de idade. Para viver tanto assim tem que comer, andar, trabalhar.”

Thereza desejou um feliz aniversário à cidade de Mafra e um abraço a todos os mafrenses!

Compartilhe este conteúdo: