Português (Brasil)

Outubro Rosa: Um toque pode mudar tudo!

Outubro Rosa: Um toque pode mudar tudo!

Data de Publicação: 14 de outubro de 2022 14:47:00 Nesse mês de conscientização do câncer de mama, nossa convidada foi a Rosimeri, psicóloga e coordenadora do GIRO, Grupo de Integração Riomafrense de Oncologia. Conversamos sobre a importância da data, diagnósticos da doença e formas de prevenção.

Compartilhe este conteúdo:

1. Qual a função do Outubro Rosa? Quais as ações realizadas durante esse mês?

Como eu sempre falo nas entrevistas, em palestras e etc, o objetivo não é apenas de usarmos o rosa, mas usar o rosa com o objetivo de que as pessoas vejam pela cidade e se questionem o que está acontecendo, assim elas já lembram que é outubro rosa, o mês de prevenção do câncer de mama. E tem a saúde das mulheres também, a gente não pode pensar só no câncer de mama, a gente tem que pensar na saúde da mulher.

Esse mês a gente tem a agenda bem cheia, que bom que acabou a pandemia e agora nós podemos voltar com as palestras. Então, tem muitas empresas e instituições que pedem para nós irmos até a empresa, para falar com as funcionárias, e isso eu acho muito importante, porque a algum tempo as empresas não abriam as portas para que as mulheres pudessem ter esse tempinho para elas se dedicarem ao auto cuidado.

 

2. O que é o câncer de mama? Qualquer pessoa pode ter essa doença?

Pensando em câncer, a gente tem mais de 200 tipos de câncer. Pela história do GIRO hoje, a gente vê diversos diagnósticos de câncer, atualmente a gente conta com 280 pacientes cadastrados. Como eu sempre falo, isso não é um orgulho, quem dera se não tivesse nenhum.

O câncer de mama pode ser diagnosticado precocemente. Então, quando a mulher se conhece e conhece o seu corpo, vê alguma alteração, vá buscar ajuda, as unidades de saúde é a porta para entrar com um possível tratamento. O exame de mamografia, de ultrassonografia são muito importantes, precisam ser feitos, só o exame de toque não é o único indicador da doença, os exames complementares precisam ser feitos sim.

A gente via isso muito em mulheres mais velhas, e até o Ministério da Saúde diz que a gente deve começar os exames de prevenção a partir dos 40 anos. Mulheres de grupos de risco, que são as mulheres que já tem histórico na família, por exemplo, que a mãe teve câncer de mama, a avó também teve, então essas mulheres tem que ficar atentas a esses diagnósticos na família e devem procurar os exames de prevenção antes, com 30, 35 anos.

 

3. Quais seriam os principais sinais do câncer?

Mamilo mais pra dentro da mama, um vazamento, que você não está amamentando e sai algum líquido da mama, vermelhidão, aparência grossa como se fosse uma casca de laranja. Toda alteração que você presencia na tua mama, você tem que procurar um médico para verificar.

 

4. Após o diagnóstico, quais os passos a serem tomados?

A partir do momento que tem um diagnóstico, a pessoa vai ser encaminhada a um oncologista ou mastologista. Nós, como o GIRO, buscamos que as pessoas venham até nós, façam o seu cadastro, para que a gente possa orientar e auxiliá-los, então, sempre ficamos com as portas abertas para que essas pessoas venham até nós para podermos dar apoio. A gente faz empréstimos de peruca quando elas precisam, então a gente tenta dar esse auxílio.

 

5. O câncer de mama tem alguma principal causa e um método de prevenção?

Todo tipo de câncer tem prevenção. O que pode ser feito? Não beber, não fumar, fazer atividades físicas, cuidar da nossa saúde, tomar muita água, todos esses cuidados são de prevenção, a gente tem que se prevenir. E caso a gente seja atingida pelo câncer de mama, ou qualquer outro tipo de câncer, o tratamento também vai se tornar um pouco mais fácil.

 

6. Quais as principais ações do GIRO esse mês?

Estamos com a agenda lotada, com palestras, com a venda das camisetas. Essa venda de camisetas não tem o objetivo de lucrar, mas sim de que todo mundo use camiseta rosa, para que as mulheres se lembrem, porque hoje elas são muito ocupadas, e acabam cuidando muito bem de todo mundo, menos de si próprias.

 

7. Para finalizar nossa entrevista, deixe uma mensagem aos nossos leitores!

Mulheres, cuidem-se, amem-se, porque é aquela velha história, quando você viaja de avião tem algumas recomendações. Primeiro você coloca a máscara em você, depois no seu filho. Isso vale para o Outubro Rosa, primeiro vista a camisa rosa e depois vá vestindo o outro. Não perca tempo com a sua saúde, a gente percebe que as mulheres que já se diagnosticaram no início, tiveram um tratamento bem mais rápido, favorável e com melhor resposta.

Compartilhe este conteúdo: