Português (Brasil)

Neve cai em SC em pleno novembro e previsão aponta madrugada de frio histórico

Neve cai em SC em pleno novembro e previsão aponta madrugada de frio histórico

Data de Publicação: 1 de novembro de 2022 15:30:00 Durante a queda dos flocos, a sensação térmica chegou a – 20°C, detalha a Epagri; chegada de massa de ar polar favoreceu o fenômeno

Compartilhe este conteúdo:

Em pleno mês de novembro, a Serra de Santa Catarina registrou a queda de flocos de neve. O fenômeno foi registrado por volta das 8h30 desta terça-feira (1º), no topo da Serra de Urubici – também conhecido como Morro da Igreja. Há ainda chance de frio histórico para a madrugada desta quarta-feira (2), segundo a Epagri. Também foi registrada chuva congelada na localidade. A ocorrência dos fenômenos é favorecida pela chegada de uma forte massa de ar polar e umidade alta. Conforme o meteorologista Piter Scheuer, não há previsão do fenômeno ser registrado novamente nos próximos dias. Conforme a Epagri, a temperatura mais baixa foi registrada ao amanhecer, em Bom Jardim da Serra, com – 0,4°C. O órgão detalha que na hora da ocorrência da neve, a temperatura de 0,4°C negativos e o vento de 69km/h, resultaram em sensação térmica de – 20°C em Urubici.

SC pode registrar frio histórico

Conforme a Epagri, a próxima madrugada pode ser a mais fria registrada em um mês de novembro em Santa Catarina. Na estação meteorológica de São Joaquim (rede do INMet), de quase 40 anos de dados, o menor registro de temperatura, em meses de novembro, é de -1,5ºC (negativos) em 05/11/1992, considerando toda a série histórica, desde 1983. “Hoje esse recorde não foi superado, mas a previsão é que isso possa ocorrer na próxima madrugada e amanhecer do feriado de finados (02/11)”, pontua.

Compartilhe este conteúdo: