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Vinho, muito mais do que apenas uma bebida

Vinho, muito mais do que apenas uma bebida

Data de Publicação: 2 de dezembro de 2022 09:05:00 Conversamos com a proprietária da Adega Casarão, Heloisa Dzickanski, sobre o porquê da criação da loja, o que o vinho representa para as pessoas, e muito mais!

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1. Como surgiu a ideia de abrir uma loja de vinhos aqui na região?

Bom, eu sempre fui uma entusiasta do vinho, eu lembro que desde pequena sempre fiquei muito curiosa com essa bebida. E ao crescer passei a conhecer cada vez mais de vinícolas, sempre muito curiosa.

Atualmente trabalho como psicóloga, mas sempre gostei de ter hobbies, e o vinho sempre foi uma delas, só que aqui na cidade não tinha um local específico para comprar e eu acabava indo para Curitiba comprar vinhos diferentes, e aí veio a pandemia e pensei “poxa, se eu tenho que ir para Curitiba comprar vinho então porque não abrir uma loja aqui na cidade”.

Primeiramente eu abri a loja online, então a gente está aí no mercado desde março de 2021, já faz um ano e meio, e foi assim que a gente começou.

 

2. Como são selecionados os tipos de vinhos que você vende?

A seleção é feita de maneira muito cuidadosa, num estilo de curadoria. Então, por exemplo, quando o cliente vai comprar um vinho, nós sempre fazemos um atendimento específico, pensando se o cliente quer aquele vinho para harmonizar com determinado prato, ou determinada ocasião, então nessa escolha de rótulos a gente sempre busca rótulos que não tenham no mercado, rótulos diferentes de produtores de vinícolas menores, que produzam em menor quantidade, mas um vinho específico e com bastante qualidade e diferencial.

Claro, nós temos alguns clássicos, alguns campeões de vendas, mas a gente busca sempre esse diferencial de rótulos mais limitados.

 

3. A sua loja é física? Onde ela fica localizada?

Nós começamos com a loja online, pelo Instagram, e esse ano surgiu uma oportunidade de estar abrindo a loja física dentro do espaço do Prosit. Então hoje a gente tem o nosso espaço físico da Adega no Prosit Garden, e o Prosit além de ter o restaurante, tem uma livraria, uma confeitaria, e a adega também é um deles.

Então, as pessoas podem tanto passar lá para escolher, comprar o vinho e levar para casa, como aproveitar para degustar lá. E nós somos pioneiros em fazer o evento Open Wine, que é uma seleção de rótulos, desde espumante, vinho branco, vinho rosê, vinho tinto, livre por duas horas, então a pessoa paga um valor, que normalmente varia de 49,90 a 59,90, dependendo dos rótulos que a gente disponibiliza naquele Open Wine, e aí a pessoa bebe o quanto ela quer e pode degustar por duas horas.

Temos também o Wine Bar, a opção de a pessoa chegar e degustar rótulos de vinhos e espumantes em taça.

 

4. Heloísa, como você sabe que o seu negócio deu certo?

Primeiro, eu acho que é através do feedback que os clientes dão, o tempo que a gente está no mercado, o reconhecimento de por exemplo, ir para outras cidades e ver pessoas que eu admiro no mundo comercial virem me elogiar, ou até mesmo pessoas que eu não tenho muito conhecimento vem e me perguntam se sou a Helo da Adega Casarão e vem elogiar. E acho que também quando começam a imitar e copiar alguns padrões do nosso negócio, acho que a imitação é um sinal de que deu certo.

 

5. Vocês dão dicas de harmonização se o cliente pedir?

Sim, tanto que a gente trabalha mais nesse método de curadoria, que é um atendimento bem específico. Então eu sempre costumo perguntar se o cliente quer o vinho para harmonizar com algum prato, ou só para degustar com alguém especial, ou as vezes num lugar especial, contemplar um final de tarde. Acho que isso também vem um pouco de encontro com a minha profissão de sempre pensar em momentos, porque quando pensei em abrir a adega, uma das premissas foi sempre essa, eu não abri a adega simplesmente para vender bebida alcoólica, porque o vinho traz essa questão da história, é a bebida mais histórica que a gente tem, relatada até na bíblia, então o meu objetivo principal não é somente vender bebida alcoólica, mas sim criar memórias.

 

6. Deixe uma mensagem para aquele público que gostaria de conhecer melhor o mundo dos vinhos!

Engloba tudo isso, essa questão de você experimentar coisas novas. As vezes a gente fica preso a certos rótulos, então acho que o vinho traz experiências novas, através de safras específicas, a história de quem produziu. Sejam curiosos, busquem experimentar rótulos diferentes, descubram o paladar de vocês, proporcionem esse autoconhecimento, acho isso bem bacana.

 

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