Português (Brasil)

20 anos da instituição ATENA

20 anos da instituição ATENA

Data de Publicação: 6 de dezembro de 2022 15:24:00 Em comemoração aos 20 anos da instituição ATENA, o gestor geral Edson Eckel compartilhou suas memórias da fundação da instituição.

Compartilhe este conteúdo:

A exatos 20 anos no dia 06/12/2002(uma sexta feira pela manhã), no quartel da PM de Mafra eu participava de uma reunião que tinha como objetivo fundar uma associação com a finalidade de atender mulheres dependentes químicas. De la para cá muita coisa mudou e evoluiu. Muitas transformações sociais, políticas e ambientais ocorreram. Em todo este tempo muitas pessoas passaram pela então "Associação Terapêutica Novo Rumo" Contribuindo para seu crescimento. Em julho de 2005 decido assumir a parte técnica da instituição. E neste momento algumas reformulações foram executadas como: mudança estatutária, e o nome que passou a chamar-se "Associação Terapêutica Novo Amanhecer - ATENA". E depois de muitas reflexões e sem recurso financeiro algum, mantivemos os dois programas feminino e masculino. Conquistamos um espaço na localidade de Rio Branco em Mafra e em 2007 o albergue abandonado ao lado do Centro de serviço da prefeitura (este nos entramos sem pedir). Em outubro por falta de profissionais e minha inexperiência com o público feminino, nós fechamos. 
A busca por recursos para atender as necessidades das fiscalizações, ter equipe mínima foram sempre o norte, sendo a pessoa humana a principal di assimretriz das ações. 
Depois de várias certificações ao longo destes 20 anos, hoje nos encontramos com 4 serviços gestados por um setor administrativo. Onde iniciou com apenas um serviço hoje temos o Centro de Acolhimento e Triagem, unidade masculina, unidade feminina e a CANoA - "Casa de acolhimento Novo Amanhecer". 
A ATENA tem reconhecimento da população Mafrense e atualmente na região do Planalto norte. Sempre buscando o reconhecimento do serviço da Comunidade Terapêutica como parte de uma rede de atenção a pessoas que passam pelo sofrimento do transtorno por uso de substâncias e agora também aqueles vulneráveis, transeuntes da nossa cidade. 
Somos gratos e honramos a todos que de alguma maneira passaram e ajudaram a ATENA nestes 20 anos. São mais de 2.000 pessoas atendidas diretamente. É só foi possível pela confiança dos diretores, funcionários, voluntários, políticos e a sociedade em geral que muito contribuiu e contribui com este serviço. O AMOR ao próximo e a força do Poder Superior nos conduz sempre nas lutas diárias para manter as nossas portas abertas aquele que sofre! 
Gratidão a todos! 
Medo de nada, só AMOR! 

Compartilhe este conteúdo: