Português (Brasil)

A magia do Natal

Data de Publicação: 16 de dezembro de 2022 16:27:00 Para celebrar o clima natalino, em nossa última entrevista de 2022, nosso convidado foi o coordenador do Circo Social, Cleiton Lisboa, que veio falar sobre a campanha “Adote Uma Cartinha”.

Compartilhe este conteúdo:

1. O que é a campanha “Adote Uma Cartinha”?

Já é o terceiro ano que estamos realizando essa campanha das cartinhas para o Papai Noel. A gente começou lá na pandemia, porque vimos que os Correios, que já são uma entidade tradicional do Brasil realizavam essa campanha das cartinhas e devido à pandemia eles deixaram de realizar. E por ser um trabalho social voltado principalmente para as crianças, idosos e famílias em fase de vulnerabilidade social, a gente trouxe essa campanha para o Circo Social, para estar atendendo essas crianças que infelizmente a família não tem condições de comprar um presente. Nós trouxemos isso para o papel, através das cartinhas, onde as crianças foram lá escrever, para estarmos realizando esse sonho delas, com apoio da imprensa e de toda a comunidade.

 

2. E qualquer pessoa pode ir lá adotar uma cartinha? As cartinhas ficam à critério da pessoa a escolher ou escolhida aleatoriamente?

Isso, qualquer pessoa que quiser pode ir lá, estão todos convidados a fazer o bem e fazer parte dessa campanha de natal. A escrita encerrou no dia 30 de novembro, foram um total de 315 cartinhas, então são bastante crianças carentes que foram até o Circo Social botar o seu sonho no papel. São vários pedidos simples, claro que tem algumas crianças que tem alguns pedidos um pouco mais ousados, mas é o sonho dela, então a gente está divulgando isso e conseguindo parceiros para estar fazendo um Natal com muito mais magia e muito mais esperança à todas essas crianças.

As cartinhas ficam á critério da pessoa, porque cada um tem uma condição financeira diferente, muitas vezes você quer ajudar uma criança de 5 anos, ou uma maiorzinha. Como o limite de idade era de 12 anos para as crianças, esse ano a gente abriu um leque para pessoas com deficiências, sem limite de idade, porque acaba sendo uma criança também. Então, aqueles estudantes da APAE, estudantes da Tia Apolônia, estudantes da rede municipal que tem alguma deficiência, várias delas também puderam colocar o sonho no papel.

Você pode estar escolhendo através da página do Circo Social no Facebook, ou até mesmo indo até a nossa sede, que fica localizada na Rua São João, 178 – Centro I Baixada, com atendimento das 9h às 19h.

 

3. Como é feita a entrega do presente para a criança?

Nós temos duas opções. A primeira é ela levar o presente diretamente à criança, porque no nosso cadastro, quando a criança foi lá escrever, ela já deixa o endereço, o nome, a idade, o telefone para contato. E tem a segunda opção que é a mais tradicional, onde a pessoa leva o presente até o Circo Social, a gente liga para a criança ir fazer a retirada, o período de retirada começou na quarta-feira (14) e se estende até o dia 23, então quanto antes a pessoa levar o brinquedo, antes a criança recebe o presente. No dia que a criança for buscar, a gente vai estar com o Papai Noel lá entregando os presentes e tirando uma foto para mandar para a pessoa que deu o presente.

 

4. Como você falou, esse ano é a terceira vez que vocês estão realizando essa ação, e normalmente ficam sobrando algumas cartinhas? O que é feito com elas?

A gente tem um protocolo de não deixar nenhuma criança para trás. Então, o que acontece? A gente fez um levantamento, e apenas 35% das cartinhas foram adotadas, temos uma demanda de 65% aí ainda, por isso que estamos fazendo essa divulgação tão grande. São mais ou menos 200 cartinhas ainda para atender. A gente também está fazendo campanha de arrecadação em mercados, de caixa de bombom, panetone, bolacha, bala, então essas cartinhas que não forem adotadas, Nós vamos tentar pelo menos dar essas guloseimas para elas, que seria uma mini cesta de natal, e vamos dar um brinquedo de acordo com a idade da criança. Estamos realizando também arrecadação de brinquedos com várias entidades, várias escolas e vários parceiros.

 

5. O que você gostaria de dizer para as pessoas nesse clima natalino?

Natal é confraternização, é amor, é comunhão ao próximo. Infelizmente as pessoas, até muitas crianças acabam esquecendo que o natal não é só a figura do Papai Noel, isso que a gente leva através do Circo Social também. Na nossa sede lá tem o presépio, o Papai Noel, os dinossauros, o motor home do Papai Noel, e a gente tenta levar tudo isso, para trazer uma magia por trás, porque a partir do momento que nos tornamos adultos, infelizmente a gente acaba deixando aquela magia do Natal para trás, e é uma coisa que temos que resgatar, porque através dessa magia, a gente consegue realizar tantos feitos. Se cada um fizer um pouquinho, conseguimos fazer um mundo melhor, não só para nós, mas para os nossos filhos, netos, bisnetos e todos que vão vir depois de nós.

Compartilhe este conteúdo: