Português (Brasil)

Volta às aulas em Rio Negro!

Data de Publicação: 10 de fevereiro de 2023 15:32:00 Nesse clima de volta às aulas, nossa convidada foi a secretária de educação de Rio Negro, Vera Pfeffer Schelbauer, que esteve com a gente falando sobre os planejamentos para a educação do município em 2023.

Compartilhe este conteúdo:

1. O ano letivo já começou, e você esteve presente em algumas escolas junto com o prefeito James, como foi e está sendo esse início de ano para os alunos?

Pelo que se percebe, depois de 2 anos de pandemia, esse ano está sendo bem mais tranquilo. Nós estamos vendo nas escolas um clima muito gostoso de trabalho, de produtividade, diferente dos anos passados que era um clima de medo, de insegurança. Então esse ano promete muita coisa boa.

Já estive em 10 escolas nesses primeiros dias, e estão todos muito animados. As crianças no primeiro dia de aula nem conseguiam dormir, de tão animadas que estavam pela volta às aulas.

 

2. No primeiro dia de aula já foram distribuídos os kits escolares para as crianças. Foram todas as escolas municipais que receberam os kits?

Sim, todas as crianças da nossa rede receberam os kits, com exceção dos berçários. A partir do maternal, todos os nossos alunos receberam um kit bem sortido e colorido, de acordo com as idades. Inclusive, esse ano nós temos a inovação de que as capas dos cadernos, dos portfólios contém imagens dos nossos pontos turísticos, então tem a ponte, a casa bucovina, o próprio seminário que é a nossa sede da prefeitura, para ilustrar a capa dos cadernos que as crianças estão usando esse ano.

 

3. O transporte público para as crianças já está funcionando normalmente?

Sim, nós temos alguns ajustes ainda, em função das escolas estaduais, que agora eles têm a sexta aula, e isso foi uma surpresa, porque os oitavos e nonos anos não tinham a sexta aula, e esse ano eles têm. Então nós temos que fazer alguns ajustes ainda, mas isso tende a melhorar nas duas próximas semanas e teremos toda a rede funcionando, tanto a estadual quanto a municipal.

 

4. Quais são as metas das prefeituras para esse ano em relação à educação?

Nós estamos com obras em duas escolas, obras grandes de melhorias e reformas na Lenir Rodrigues, que é o nosso maior CMEI. Inclusive as aulas lá ainda não começaram, o início está previsto para o dia 13 em função de um atraso nas obras, mas são obras estruturais que vão deixar as escolas muito mais agradáveis e trazendo qualidade para os nossos alunos.

 

5. Ao longo deste ano, nós podemos esperar mais investimentos em infraestrutura nas escolas?

Sim, a ideia é reformar três escolas por ano, então além da Lenir Rodrigues, nós temos a Venceslau Muniz, que fica lá no bairro Seminário e temos também a reforma do antigo Sesi, ali perto do mercado Belém, onde vai ser transformado em uma escola de educação infantil. Então essa obra está prevista para esse ano também.

 

6. Tirando uma dúvida dos pais, em relação à alimentação escolar, como é o cuidado de uma criança que tem alergia alimentar na escola?

Nós temos duas nutricionistas contratadas que elas têm um cuidado muito grande e fazem todo o planejamento dessas crianças que têm restrição alimentar. Nós temos crianças celíacas que não podem consumir glúten, temos crianças que não podem consumir proteínas e outras restrições, como lactose, tem criança que é alérgica a melancia também, amendoim. Então todos esses cuidados são tomados ao servir a alimentação para essas crianças.

Para se ter uma ideia, a massinha usada por todos os alunos de uma turma que tem apenas uma criança celíaca, ela é especial, é uma massinha sem glúten para que a criança não tenha contato nenhum e não haver essa contaminação. No CMEI Lenir Rodrigues, nós temos um micro-ondas que foi adquirido exclusivamente para aquecer as comidas das crianças celíacas, então esse cuidado é tomado com muito critério.

 

7. Pode deixar uma mensagem para o nosso público e para os alunos do município!

Nós preparamos com muito carinho esse ano letivo, nós tivemos alguns dias de preparação pedagógica, com palestrantes contratados para trazer uma motivação. Estamos trabalhando muito firme esse ano com a inclusão dos alunos que tem alguma necessidade especial de aprendizagem, esse ano essa é a temática que nós teremos.

Que todos os alunos sejam muito bem-vindos nas nossas escolas, porque elas estão muito preparadas para receber os alunos com muito carinho pelos nossos professores.

Estamos à disposição a qualquer momento na secretaria, ou nas escolas, vocês podem entrar em contato porque nós vamos responder qualquer questão em relação às nossas escolas e toda a rede municipal.

Compartilhe este conteúdo: