Português (Brasil)

Quaresma: renovação para um novo começo

Quaresma: renovação para um novo começo

Data de Publicação: 24 de fevereiro de 2023 16:03:00 Com a companhia do Padre João Brolini, recém chegado na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Mafra, conversamos sobre o que é a quaresma e quais seus significados para a religião cristã.

Compartilhe este conteúdo:

1. Você recém chegou à Paróquia, então poderia nos contar um pouco sobre você?

Estou vindo da cidade de São Francisco do Sul, e Dom Francisco, que é o nosso bispo pediu para que eu subisse a serra, literalmente, para que pudesse ser um vigário na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e também um capelão do Hospital São Vicente de Paula. Estamos bem entrosados já com o Padre Ludgero que é o pároco e também com o Padre Pedro, que nos auxilia, com o Diácono Dorvalino também que nos ajuda. É uma paróquia grande, com uma realidade muito grande, Mafra é um município grande, com três paróquias, mas todas elas tem muitas comunidades, nós somos 18 comunidades e mais o hospital que também é uma comunidade muito grande, que eu atendo nas terças, quartas e quintas. Então, é um desafio que estamos aqui para desempenhar este exercício, esta missão, com muita alegria e com a graça de Deus.

 

2. O senhor poderia explicar o que é a quaresma?

Quaresma é um tempo litúrgico forte, que acontece na Igreja Católica. A festa principal da igreja, do cristianismo, é a Páscoa, então para se preparar para esse grande acontecimento de paixão, morte e ressureição de Jesus, os cristãos se preparam de uma maneira toda conveniente, através de uma vida de oração, de solidariedade, de caridade e também de penitência à exemplo de Jesus, que passou 40 dias e 40 noites no deserto, lá próximo da cidade de Jericó, na Galileia, fazendo uma preparação para a vida pública. E nós cristãos, exemplo de Jesus, nos preparamos para a Páscoa, tanto litúrgica como a Páscoa definitiva, que sabemos que somos todos mortais, até porque quarta-feira de cinza, que foi dia 22, é o ponta pé inicial dessa caminhada quaresmal, por isso se recebe cinzas, sinal de penitência, sinal de conversão, sinal de que somos seres humanos mortais, como todas as criaturas que Deus criou, entretanto somos imagem e semelhança de Deus, mas ao mesmo tempo, somos pecadores, e necessitados de penitência e a quaresma oferece condições para isso.

 

3. Qual a importância de as pessoas participarem da quaresma?

Pela manhã, quando o Padre Pedro, que veio para atender durante o dia as confissões e outras necessidades do povo de Deus, o Padre Ludgero e eu estávamos no café e comentávamos que ele celebrou aqui na Matriz, e estava super lotado, eu celebrei aqui no Jardim América, comunidade Santo Antônio, e estava com a comunidade cheia e o Padre Pedro, no Bom Jesus, no km 9 e estava lotada também. De fato, é muito importante, mas as pessoas parecem que sentem no espírito essa necessidade de participar da vida da Igreja, que é oração, missa, terço, agora vão ter as vias sacras, então é uma oportunidade dos cristãos, dos batizados, participarem dessas iniciativas para que possamos nos preparar bem para a Páscoa e também ajudar aqueles e aquelas que estão ao redor para que eles tenham uma vida mais digna.

 

4. A quaresma é obrigatória a todos da religião?

Todo mundo, automaticamente vai entrar no clima da quaresma, por exemplo, dia 22 foi dia de jejum, dia de abstinência de carne, assim como vai ser a sexta-feira santa, que são os dois dias que a igreja exige que todo cristão faça uma penitência. A igreja católica não obriga ninguém a fazer jejum, a fazer a quaresma, a fazer a abstinência da carne, então, as crianças não são obrigadas, os anciãos e doentes também não, mas eles podem permutar esse dia, rezando mais, ou fazendo atos de caridade.

 

5. Qual seria o papel da igreja durante a quaresma?

O papel da igreja é ser essa mestra no campo da fé, e como missão que a igreja tem, por força do mandato de Jesus Cristo, indo pelo mundo inteiro pregar o evangelho a toda criatura, anunciar aos quatro cantos da Terra, que Jesus está caminhando conosco, que estamos em um tempo especial, de quaresma, se preparando para a Páscoa e que Jesus é a solução, a luz, o Deus que mora conosco e nos ama, e dar mais paz e mais sentido para a vida. Esse tempo quaresmal tem esse intuito de formar consciências.

 

6. Deixe uma mensagem aos nossos leitores!

Agradeço a equipe do Diário de RioMafra pelo convite, o trabalho de vocês é muito importante hoje, pois o mundo vive de comunicação, principalmente a comunicação verdadeira, os fatos verídicos, aquilo que realmente promove o ser humano, promove o bem comum, a justiça e até a fé e Deus, que é o bem maior, o Criador de tudo e de todos, e Jesus que é o salvador. Eu abraço todo o povo de Mafra, de Rio Negro também.

Compartilhe este conteúdo: