Português (Brasil)

Ressurreição de Cristo

Data de Publicação: 6 de abril de 2023 11:02:00 Conversamos com o Padre Orlando, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Rio Negro sobre tradições de Páscoa, qual o seu significado e a programação para esta data!

Compartilhe este conteúdo:

1.    Você pode nos explicar o que é a Páscoa e qual seu significado?

Primeiramente queria dizer que todo esse momento que a Igreja vive para nós cristãos, católicos, apostólicos, romanos, é um evento salvífico que nós fazemos memória. Memória da Páscoa do Senhor, memória da passagem, ou seja, Cristo vence a morte por cada um de nós.

Na antiguidade, a Páscoa era a grande festa da colheita, também a libertação no Êxodo. Para nós, a Páscoa acontece em Cristo, porque Ele vence a morte, Ele é a ressureição. Hoje nós vivemos pelo Cristo da fé, em cada domingo nós celebramos a Páscoa. Uma pequena orientação que o nosso professor de Liturgia sempre nos dizia: “cada domingo é uma páscoa, porque o Cristo aparece na comunidade no domingo. Ele se manifesta na comunidade no primeiro dia da semana”.

Para nós também tem outros sentidos a questão de alguns símbolos, como por exemplo o ovo da páscoa. Ele significa esse túmulo em que foi sepultado Jesus, mas abrir este ovo de páscoa quer dizer que ali se tem a ressureição em Cristo. É um símbolo que se fala muito, porque se abre e ali a gente não vê nada, mas o Cristo está vivo, então nós comemoramos na Páscoa o Cristo ressuscitado.

 

2.    Na Sexta-Feira Santa, a tradição pede que se coma o peixe, qual o motivo desse hábito?

O peixe ficou para nós como algo para comer na Sexta-Feira Santa, por ser algo que é leve, mas também tinha na antiguidade, quando se desenhava o peixe no chão, dizia-se que aquele desenho mostrava que a pessoa também era um seguidor de Cristo, então o peixe na antiguidade ele era o sinal dos cristãos.

 

3.    Quais eventos a Paróquia vai estar realizando?

Na sexta-feira nós teremos às 08 horas da manhã, a celebração da Paixão, e às 15 horas também. O horário liturgicamente correto é às 15 horas, mas colocamos este horário mais cedo para que possamos acomodar as pessoas, pois é um dia que participam muitas pessoas. Após às 15 horas, teremos a Via Sacra de Rua que nós vamos fazer, então fica esse convite.

O Sábado Santo é um grande evento para nós, porque é um dia que nós fazemos o Fogo Novo. O Sábado Santo é um dia que essa pequena luz renasce para a humanidade, que é a luz do ressuscitado. A celebração da luz é às 19 horas no sábado.

No domingo nós celebramos o grande momento de Páscoa, em que Cristo aparece e vem se manifestar grandemente à humanidade. Às 08:30 da manhã nós temos a nossa missa do domingo de Páscoa.

 

4.    Em algum momento vai acontecer a procissão?

A procissão vai acontecer na sexta-feira, após a celebração da Paixão. Então provavelmente às 17 horas irá acontecer a procissão, em que vamos caminhar com muita piedade e com muita devoção.

 

5.    Saindo um pouco do assunto de Páscoa, no domingo passado (02), aconteceu a encenação da Paixão de Cristo. Quanto tempo faz que é realizada esta encenação?

Conversando com os membros da encenação, se iniciou no ano de 2004, então está apresentação que aconteceu no domingo de Ramos, foi a 13ª do grupo Jovens Talentos. 6 vezes não aconteceram devido aos dois anos de pandemia, e por uma questão econômica.

 

6.     O senhor sabe dizer quantas pessoas compareceram à Paróquia para assistir à encenação?

O cálculo é em torno de umas 3 mil pessoas que compareceram e prestigiaram este momento.

 

7.     Para finalizar nossa entrevista, pode deixar uma mensagem aos nossos leitores!

Eu desejo à todos, uma feliz e abençoada Páscoa, que o ressuscitado venha viver no coração de muitas pessoas. Nós cristãos vivemos o Cristo da Fé, vivemos o Cristo ressuscitado, nós não vivemos o Cristo morto, por isso, você que é um cristão batizado, tenha certeza que você vive o Cristo vivo, por isso o cristão deve ser alegre, deve ser contente, deve ser participativo e deve ser uma pessoa muito amável com todos. Uma feliz e abençoada Páscoa para todos!

Compartilhe este conteúdo: