Português (Brasil)

Gastronomia Municipal: novos pratos e inovações no Festival Gastronômico de Mafra

Gastronomia Municipal: novos pratos e inovações no Festival Gastronômico de Mafra

Data de Publicação: 14 de abril de 2023 14:44:00 Conversamos com o organizador do Festival Gastronômico de Mafra, Lázaro Ferreira, sobre as inovações do festival, inscrições e muito mais!

Compartilhe este conteúdo:

1. O que será o Festival Gastronômico?

Ele visa valorizar a cultura da gastronomia mafrense. Nós sabemos que temos várias etnias, como a alemã, polonesa, italiana, ucraniana e bucovina, e a ideia é que tanto o Planalto Norte como o estado de Santa Catarina e os turistas que estiverem aqui no mês de setembro, que é o mês que irá acontecer o festival, possam saborear e conhecer a culinária diversificada que nós temos.

É uma iniciativa da Secretaria de Turismo, e dentro desse processo nossos parceiros são a ACIM, a CDL, entidades e instituições da cidade de Mafra. Nós vamos trabalhar um cronograma de seis meses de relacionamento desse trabalho e essa metodologia está sendo aplicada a nível nacional pelo SEBRAE, ela se chama “Cocriando Sabor e Saber”, então dentro desta cocriação do sabor e saber da gastronomia e culinária mafrense nós vamos estar com alguns trabalhos de capacitação e consultoria para a criação de um prato novo, um prato diferente do que normalmente o mafrense saboreia nos restaurantes atuais. Então a ideia é trabalhar todo um processo de identidade de uma gastronomia mafrense.

A cada ano, independente do governo, nós teremos o Festival Gastronômico de Mafra, vai estar no calendário definitivo de Mafra.

 

2. Qualquer restaurante ou pessoa que trabalhe nesse ramo pode se inscrever? Quais os critérios de inscrição?

As inscrições vão até o dia 15, nós temos uma expectativa de ter em torno de 20 restaurantes, e temos ainda algumas vagas a serem preenchidas.

E quais são os critérios de participação? O primeiro é que o estabelecimento obviamente entender que vai ter que ser um cardápio inédito, utilizando ingredientes da produção local, utilizar produtos de origem de Santa Catarina e contar a história do prato criado. Esse prato criado vai ter que ter uma história, remetendo as origens culturais dos imigrantes de Mafra, seja um prato com a história de origem alemã, polonesa, ucraniana e etc. Outra coisa, é que não vai ter restrição de preço.

O que a gente espera dos restaurantes de Mafra neste festival é o comprometimento com o coletivo e com o projeto, então quem fizer a adesão terá que cumprir um cronograma que é bem tranquilo, com capacitações, pequenas consultorias individuais, ou seja, o masterchef vai ir no restaurante, vai acompanhar a criação do prato, vai dar dicas e vai fazer melhorias no cardápio. Então é uma dinâmica muito interessante e vai agregar a esse restaurante.

 

3. Os restaurantes da região estão demonstrando interesse em se inscrever? Já temos algum restaurante inscrito no festival?

Até o momento temos em torno de 8 inscrições e pretendemos chegar a 20 inscrições. Havendo a necessidade de estender um pouco mais nós iremos estender, porque é muito natural que o empresário tenha uma dificuldade, então a gente até comenta na pesquisa de adesão do empresário, sempre falamos na questão de empreendedorismo, de faça, vá em frente e corra o risco, porque a ideia é muito boa, é uma consultoria que o SEBRAE está dispondo para nós, essa equipe de consultores percorrem outras cidades, tem outras referências, então é uma consultoria de primeira qualidade e que o empresário vai perceber que vai valer a pena.

 

4. Como os restaurantes podem fazer a inscrição?

Nós estamos fazendo o processo essa semana de visitas e entrevistas e dentro desta visita, a consultora já está levando o termo de adesão e dentro desse processo, temos umas perguntas iniciais, explicamos como se inscrever no festival. Quem tiver interesse, o contato é com a Gláucia, no número (47) 9 9996-2582 ou com a Denise Veiga pelo (47) 9 9604-1442.

 

5. Deixe uma mensagem a quem está nos assistindo!

A gente gostaria de deixar a Secretaria de Turismo de Mafra à disposição dos empresários de gastronomia, as dúvidas que vocês tiverem é só fazer o contato.

Quais são os benefícios de participar do festival? Ter o seu restaurante divulgado em mecanismos de mídias digitais, vamos ter um trabalho muito forte de panfletos e folders divulgando o prato especial nos dias de 06 a 24 de setembro, e também vai ter parceria com o artesanato mafrense, onde a cada 4 consumos do mesmo prato daquele restaurante, o cliente vai receber um brinde em forma de artesanato identificado como o Festival de Gastronomia de Mafra 2023.

Compartilhe este conteúdo: