Português (Brasil)

Prefeito de Rio Negro conta quais as novidades trazidas de Brasília para o município

Prefeito de Rio Negro conta quais as novidades trazidas de Brasília para o município

Nesta conversa, o prefeito James Karson Valério conta as inúmeras novidades que Rio Negro irá receber, além de falar sobre como foi sua visita ao vice-presidente Geraldo Alckmin e sobre a premiação Inovacidade 2023.

Compartilhe este conteúdo:

1. Prefeito, quais são as novidades que o senhor trouxe para Rio Negro?

Nós estabelecemos que vamos para Brasília no mês de abril e no mês de outubro, porque são meses onde deputados e senadores começam a difundir as emendas. O governo federal começa já no mês de abril a iniciar os programas para assinarmos convênios posteriormente.

Nesta viagem nós falamos com os nossos deputados representantes de Rio Negro e fomos no senado, a primeira vez nesses últimos anos que Rio Negro é recebida no senado federal.

Eu pedi ao nosso deputado Ducci, que é presidente do PSB do Paraná, se poderíamos ter uma audiência com o vice-presidente e ministro da indústria e comércio, Geraldo Alckmin. O nosso município está oferecendo essa motivação diante da particularidade de incentivar a indústria e o comércio, e nessa situação com o vice-presidente, conseguimos estabelecer algumas metodologias para projetos estruturantes que visam aumentar a disponibilidade de áreas para instalarmos novas empresas. Estamos também na função de disponibilizar recursos para aquelas empresas que já deram credibilidade e já estão instaladas no município. É uma parceria boa com a Secretaria de Estado da Industria e Comércio, através do Ricardo Barros e também com o Ministério da Indústria e Comércio gerenciado pelo Alckmin.

 

2. Como foi a recepção que a prefeitura recebeu no encontro com o vice-presidente?

Foi uma recepção muito altruísta. O Geraldo Alckmin já tem uma estrutura de boa personalidade afim de receber e acolher todos aqueles que vão até à vice-presidência. Tivemos uma pauta bem reservada, ao qual levamos também todo o abraço do povo rio-negrense e paranaense.

Nós temos uma articulação com a ACLUX, que é a Associação de Cidadãos de Luxemburgo. Estamos anunciando que nesse ano, vamos ter uma junção internacional aqui em Rio Negro, em colaboração com a ACLUX, onde alguns políticos de Luxemburgo visitarão o município, porque estamos lançando a ideia do nosso município ser uma das cidades mais luxemburguesas do Paraná. Então, eu tive a oportunidade de relatar isso ao nosso vice-presidente, e dizer que conforme os planejamentos sejam atendidos, ele seria convidado a participar deste evento aqui em Rio Negro.

 

3. Logo após cumprir sua agenda em Brasília você participou do mais importante e estratégico evento sobre cidades inteligentes da América Latina, o Smart City Business Brazil Congress 2023, onde o município teve destaque no prêmio Inovacidade 2023 com o programa “Rio Negro Cidade Segura”. O senhor pode reforçar o que é este programa?

Quando eu e o professor Alessandro assumimos a prefeitura em 2021, estabelecemos que a nossa gestão seria inovadora, então nós procuramos fazer grandes inovações, ser pioneiros em algumas ações, e aquilo que nós estabelecemos como inovação para o município de Rio Negro, foi na área de segurança pública.

Nós lançamos a patrulha patrimonial, que constava no início de um carro e algumas câmeras de monitoramento, que já estavam inseridas no processo. De 2021 para cá, nós aumentamos a nossa gama de monitoramento, criamos uma central de monitoramento municipal e colocamos dois veículos fazendo rondas 24 horas por dia.

Nós temos 400 câmeras lá em Rio Negro, nos estabelecimentos de ensino, nas unidades de saúde, na cultura, enfim, em todos os lugares públicos.

Então nós decidimos inscrever o projeto na Smart City Business, que é essa instituição que premia projetos inovadores, que mudam a vida das pessoas, a realidade da cidade. Para impor todo o projeto, gastamos aproximadamente R$ 40 mil, e isso chamou a atenção da Smart City e nos premiou porque isso é uma iniciativa inovadora de tecnologia, que faz parte da segurança púbica, e que pode ser indicada para pequenos e médios municípios.

 

4. Pode deixar uma mensagem para quem está nos assistindo!

Gostaria de agradecer toda a eficiência da equipe do jornal Diário de RioMafra, e dizer que sempre é um prazer estar aqui e bem informar os cidadãos rio-negrenses nesta ação que a Elisangela faz aqui, que é para o bem-estar da comunidade. Eu sempre costumo dizer que existem três coisas em nossa existência:a minha verdade, a sua verdade e a verdade do jornal Diário de RioMafra, esta é a verdade verdadeira!

Compartilhe este conteúdo: