Português (Brasil)

Coração Azul: Rio Negro participa de mobilização contra o tráfico de pessoas

Coração Azul: Rio Negro participa de mobilização contra o tráfico de pessoas

Data de Publicação: 25 de julho de 2023 13:41:00

Compartilhe este conteúdo:

A Semana Nacional de Mobilização de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas começou nesta segunda-feira (24). A Secretaria Municipal de Assistência Social de Rio Negro, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), participa da mobilização integrando ações em parceria ao Governo do Estado através da Secretaria da Justiça e Cidadania, responsável a nível estadual em articular e coordenar a referida campanha. 

A mobilização ocorre até o dia 30 de julho, Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e faz parte da Campanha Coração Azul, uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), que desde 2009 (com adesão do Brasil a partir de 2013) promove a conscientização para prevenção e informação sobre os mecanismos de assistência e proteção disponíveis para as vítimas.

O conceito do uso da cor azul na campanha remete às lágrimas que as vítimas de tráfico de pessoas derramam todos os anos, representando a dor e o sofrimento que enfrentam. O simbolismo do “Coração Azul” traz à tona a importância de olhar para essa realidade com empatia e solidariedade, bem como incentiva a ação conjunta de toda a sociedade na proteção dessas pessoas vulneráveis.

 

TRÁFICO DE PESSOAS

O tráfico de pessoas é um crime silencioso, velado e ainda invisível. Atinge vítimas em diversas modalidades: exploração sexual, remoção de órgãos, adoção ilegal, servidão doméstica, casamento servil, servidão por dívida e trabalho análogo à escravidão. É uma forma moderna de exploração e sacrifício que se apresenta como uma “boa ação”.

Denúncias podem ser feitas junto ao Núcleo de Combate ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo (NETP-PR), da Secretaria da Justiça e Cidadania (SEJU), por meio do telefone (41) 3210-2778 ou do e-mail nucleoetp@seju.pr.gov.br; pelos canais Disque 100 e Ligue 180, do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania, Disque-Denúncia 181 da Polícia Civil do Paraná, ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), e junto à Polícia Federal pelo e-mail direitoshumanos@pf.gov.br. Informações no CREAS: 47 3642-0978.

Compartilhe este conteúdo: