Português (Brasil)

Mafra estreia no calendário de festivais gastronômicos de SC

Mafra estreia no calendário de festivais gastronômicos de SC

Data de Publicação: 23 de agosto de 2023 14:40:00

Compartilhe este conteúdo:

O município do Planalto Norte está na contagem regressiva para entrar no calendário de festivais gastronômicos de Santa Catarina. O Mafra à Mesa será realizado de 6 a 24 de setembro em 10 estabelecimentos da cidade. O circuito de estreia contemplará variadas modalidades de serviços em restaurantes, hamburguerias, petisqueiras e ainda cafeterias. Os estabelecimentos prepararam receitas exclusivas para o evento, cujo tema é “da origem à mesa”. Com isso, buscam evidenciar menus que valorizam a história e cultura local. “Encorajamos os estabelecimentos participantes a desenvolverem menus que valorizam os nossos ingredientes locais e os saberes culinários tradicionais de Mafra”, destaca Jaime A. Dias Júnior, gerente do Sebrae Regional Norte.

Esse festival é uma realização do Sebrae/SC, em parceria com a prefeitura, e conta com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Mafra (ACIM) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). “O projeto Mafra à Mesa abre espaço para que os empreendedores do ramo da culinária da cidade utilizem elementos culturais e atraiam a atenção dos clientes locais e também de turistas”, comenta o prefeito Emerson Maas, reforçando a importância da participação da comunidade. “Queremos colocar Mafra no cenário gastronômico e precisamos da adesão do público para atingirmos nosso objetivo”.

Para tornar-se ainda mais atrativo, foi colocado como regra a necessidade de criação de um prato exclusivo e que tivesse ingredientes locais. Isso faz parte da metodologia do Sebrae/SC, que destaca as potencialidades de cada região como estímulo à geração de renda. E tem ainda o formato escolhido, em circuito. “Trata-se de uma modalidade de festival gastronômico que promove experiências completas nos próprios ambientes dos estabelecimentos participantes. Nesse formato, não há um único espaço onde o evento é realizado e, sim, vários”, revela o secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania, João Lázaro Lélis Ferreira.

O público é convidado a visitar os próprios ambientes dos restaurantes – uma experiência sensorial completa, que transcende o paladar. Os menus criados para o evento serão divulgados nos próximos dias.

 

Oficinas ajudaram a preparar os pratos

O processo criativo foi realizado em oficinas ao longo das últimas semanas, onde os estabelecimentos participantes tiveram aulas com historiadores, chefs de cozinha e profissionais da área que ajudassem a formatar os pratos que serão apresentados no Mafra à Mesa. Em um dos encontros, o professor de História, Claudinei Clemente, recapitulou a formação territorial e as imigrações para região, abordando a história da colonização, as origens do consumo de alimentos como pinhão, milho, feijão e vários outros, destacando principalmente o papel do tropeirismo. Esses elementos dão uma prévia do que está por vir e o forte desejo de que a iniciativa seja um sucesso e repetida por muitas e muitas vezes.

 

Conheça os estabelecimentos participantes:

  • Casa de Renate Café e Bistrô
  • Estância Lima
  • Karaoke Bar
  • Pesqueiro Hennig
  • Restaurante Céu e Sabor
  • Restaurante Susin
  • Restaurante Willner (Álamos)
  • Rotelle Massas Rápidas
  • Sonnemblumen Chalet
  • Zaz Pizzas e Massas Finas

 

Serviço

O quê: Festival Mafra à Mesa

Quando: de 6 a 24 de setembro

Onde: em 10 estabelecimentos participantes

Valor: menus de R$ 15 a R$ 49

Compartilhe este conteúdo: