Português (Brasil)

Mafra em Pauta: Prefeito Emerson Maas aborda celebrações de aniversário e progresso municipal

Mafra em Pauta: Prefeito Emerson Maas aborda celebrações de aniversário e progresso municipal

Data de Publicação: 6 de setembro de 2023 14:19:00 Em comemoração aos 106 anos da cidade de Mafra, o prefeito Emerson Maas conta sobre as novidades trazidas ao município, detalhes sobre a II Mafra Fest e muito mais!

Compartilhe este conteúdo:

1. Para começarmos, vamos falar um pouco sobre o que vem acontecendo na nossa cidade! Recentemente o prefeito foi à Florianópolis para a abertura da Startup Summit 2023, o maior evento de startups de tecnologia do Brasil. Pode falar um pouco mais sobre esse assunto?

O Startup Summit é o maior evento do Brasil ligado a startups, que são empresas que estão surgindo na área de tecnologia.

Em Mafra, a gente vem trabalhando o eixo de tecnologia de forma muito incisiva, já estamos com o nosso plano de inovação, com o nosso plano de incubadoras. E o objetivo de participarmos desse evento, que reuniu mais de 10 mil pessoas do Brasil todo, foi estar buscando networking, fazer contatos com grandes empresas, contatos políticos, e isso tem aberto muitas portas para o nosso município.

 

2. Há pouco tempo atrás, o prefeito ganhou o prêmio de prefeito inovador pela implementação do aplicativo ‘Saúde Digital-Cidadão’. Como se sente ganhando esse prêmio?

Para nós é uma grande alegria ter o reconhecimento do trabalho que a gente vem executando. Desde o início da gestão nós levantamos a bandeira do empreendedorismo e quando se toca nesse assunto não tem como não falar em inovação.

Quando falamos em inovar, nós queremos falar de algo novo, que agregue valor à sociedade. Tem um livro que eu gosto muito, chamado “A Estratégia do Oceano Azul”, e nesse livro conta que há 20 anos, 50% dos produtos que nós iriamos consumir ainda não existiam, então por isso que estamos trabalhando a bandeira do empreendedorismo de forma tão forte, seja com as nossas crianças, através dos jovens empreendedores, seja através do auxílio da Sala do Empreendedor, para que a gente possa ter mafrenses criando soluções que agreguem valor à sociedade e que agreguem economicamente.

O aplicativo ‘Saúde Digital-Cidadão’ veio para facilitar o processo de agendamento de consultas, de exames, acompanhamento de cirurgias, através do app.

Agora nós estamos em processo de captação de recursos de R$ 40 milhões para usarmos para a pavimentação dos nossos bairros. Quando nós assumimos a gestão, nós identificamos que 70% da área urbana de Mafra não tem pavimentação. Nos últimos 10 anos antes da nossa gestão, foram realizados 10 km de pavimentação asfáltica em Mafra, e em 2 anos e meio, já conseguimos chegar a um índice de 22 km e a previsão até o final de 2024 é chegar a 50 km de ruas pavimentadas.

Na Vila Nova, o binário foi implementado em duas fases, a primeira fase nós finalizamos agora e para a segunda fase precisamos desse recurso de R$ 40 milhões. A segunda parte vai até a Avenida das Torres, e retornando com a segunda quadra que vai sair ali na Guilherme Witt, já conectando com o binário já existente.

O pessoal está questionando bastante a questão dos caminhões, e aí vem a outra estratégia que já está em execução, que é o desvio saindo lá pela escola Paula Feres, até a Krolpostes. Então todos os caminhões pesados vão entrar pela BR e vão sair direto por lá.

Com esse recurso de financiamento, também temos a previsão de pavimentação da rua Mateus Leick, que é aquela rua que pega a Capela São Pedro, também conectando lá no São Lourenço. A rua Ernesto Nitz que conecta com o Imbuial, saindo lá na rua do Portão. O Faxinal também estará recebendo algumas pavimentações, algumas no Jardim Novo Horizonte, algumas do Jardim América, na Vila Ivete.

 

3. Prefeito, para o aniversário da cidade está planejada a II Mafra Fest, que neste ano está ainda maior do que no ano anterior. Pode falar mais sobre esse grande evento?

No primeiro dia nós teremos o Zé Felipe e Yasmin Santos, dois grandes nomes de repercussão nacional que estarão presentes no primeiro dia, o único dia que é pago.

No dia 08, às 17 horas teremos a solenidade oficial de abertura do aniversário do município e na sequência nós temos uma grande novidade, nós fechamos uma parceria com Blumenau, e estaremos trazendo uma mini Oktoberfest para a nossa cidade, serão uma hora e trinta minutos de Oktoberfest em Mafra, com banda alemã, com brincadeiras alemãs. Na sequência teremos Leo Chaves, da dupla Victor e Leo e em seguida um sertanejo mais raiz, com Marcos Paulo & Marcelo.

No dia 09, teremos o Wellinton Pedro e Douglas e Vinícius e no último dia, teremos Jonathan Pacheco e ainda estamos fechando mais uma atração que estaremos revelando em breve.

 

4. Partindo para um lado mais “sentimental”, em comemoração aos 106 anos do município, conta para gente, o que Mafra significa para você?

Mafra faz parte da minha essência. Eu sempre acompanhei meu pai participando ativamente da comunidade, e aquilo sempre foi me despertando um grande amor de trabalhar pelo próximo e eu comecei a querer trabalhar e fazer mais pela minha cidade. Foi aí que eu criei um projeto com as necessidades de todas as áreas do nosso município, trazendo a experiência que eu tive trabalhando no Brasil inteiro na área de gestão e coloquei na minha cabeça que eu ia concorrer as eleições para ajudar a desenvolver a nossa cidade.

Se hoje a gente vê todas as áreas do município sendo movimentadas, é porque foi planejado com o amor que eu tenho por essa cidade.

 

5. Para finalizar, pode deixar uma mensagem aos mafrenses!

A mensagem que eu deixo para os mafrenses é: participe desse processo de mudança, participe do que acontece em nosso município, seja nas coisas boas, nas coisas que precisam ser melhoradas, nos tragam sugestões e pensem sempre no coletivo.

Sabemos que muitas coisas precisam ser melhoradas na cidade e elas não mudam da noite para o dia, é um trabalho feito a longo prazo. Quando trabalhamos em conjunto, tudo fica mais fácil.

Gostaria de deixar a recomendação de um filme chamado ‘A Corrente do Bem’, a história é sobre um menino que recebeu um desafio do seu professor de criar algo que pudesse mudar o mundo, e ele foi para casa, pensou, refletiu, e a estratégia que ele tinha para mudar o mundo era ajudar três pessoas, só que em troca, ele queria que essas três pessoas ajudassem mais três pessoas, e dessa forma gerando uma corrente.

Então, eu quero que você reflita, vamos ajudar o próximo sem esperar nada em troca, eu tenho certeza que se você está fazendo isso, outra pessoa vai fazer isso por você também.

Compartilhe este conteúdo: