Português (Brasil)

Da Origem à Mesa: Secretário de Turismo de Mafra, Lázaro Ferreira, fala sobre a abertura do festival gastronômico

Da Origem à Mesa: Secretário de Turismo de Mafra, Lázaro Ferreira, fala sobre a abertura do festival gastronômico

Data de Publicação: 6 de setembro de 2023 16:33:00 Nossa equipe esteve presente no evento de abertura do ‘Mafra à Mesa’, o tão aguardado festival gastronômico do município, e conversamos com João Lázaro Ferreira sobre suas expectativas para o festival

Compartilhe este conteúdo:

1. O que é o ‘Mafra à Mesa’?

O ‘Mafra à Mesa’ é um projeto da prefeitura de Mafra, da Secretaria de Turismo em parceria com o SEBRAE. É um circuito gastronômico, onde o munícipe vai poder experimentar 10 pratos de 10 estabelecimentos de gastronomia de Mafra, com os mais diferentes sabores e cores. A proposta é ‘Mafra à Mesa: Da Origem à Mesa’, então o segredo de cada cardápio é o uso de insumos, produtos, e ingredientes da culinária mafrense, por isso esse festival também tem uma parceria com os produtores rurais certificados, que colocaram os seus insumos a disposição da culinária desse circuito gastronômico.

 

2. Em relação aos restaurantes participantes, questão do valor, como vai funcionar essa parte?

Aderiram ao projeto, desde maio, um total de 10 estabelecimentos, numa parceria da CDL com a ACIM, que inclusive disponibilizou alguns restaurantes que participam do Núcleo Setorial de Gastronomia de Mafra. Estão participando a Casa de Renate, Sonnemblumen Chalet, Céu e Sabor, Estância Lima, o restaurante Willner, o Pesqueiro Hennig, o restaurante Susin, Rotelle Massas, Karaokê Bar e a ZAZ Pizzaria.

Nós produzimos uma cartilha onde temos a variação de preço de R$15 à R$45. Então tem um livretinho que é entregue ao cliente quando ele adentra ao estabelecimento, e ele vai poder observar o cardápio daquele estabelecimento e saborear o prato de escolha que ele fez. No final ele vai fazer uma avaliação, e se ele percorrer três estabelecimentos e avaliar os três, ele terá direito a um brinde, que é uma petisqueira no formato de Serelepe, o animal participante da fauna do Planalto Norte, e que é feito por um artesão aqui da região.

 

3. Quais são as expectativas em relação à participação da comunidade no circuito?

Nós finalizamos toda essa preparação para coincidir com o aniversário do município, então nós vamos com esses estabelecimentos até o dia 24 de setembro. A ideia é que o munícipe conheça a gastronomia mafrense.

 

4. Deixe uma mensagem aos nossos leitores!

Gostaria de fazer um agradecimento a todos que aderiram, inclusive o apoio da imprensa nessa oportunidade e dizer que foi um evento elaborado com muito carinho, com muita atenção para que a gente pudesse deixar um legado na gestão do prefeito Emerson, obviamente com uma parceria muito forte do projeto Cidade Empreendedora com o SEBRAE de Santa Catarina. Desde já agradeço, fomos surpreendidos com a participação de um público bastante seleto, então sabemos que nesse período do festival, os comentários da cidade vão ser de uma brilhante abertura do festival gastronômico, para colocar Mafra no calendário definitivo da gastronomia do estado de Santa Catarina e quiçá nacional.

Compartilhe este conteúdo: