Português (Brasil)

Importantes ações coletivas de saúde bucal foram realizadas em Rio Negro

Importantes ações coletivas de saúde bucal foram realizadas em Rio Negro

Data de Publicação: 22 de setembro de 2023 13:48:00

Compartilhe este conteúdo:

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Negro realizou recentemente duas importantes ações de saúde bucal em âmbito coletivo. As ações foram destacadas no último mês em Curitiba durante o Congresso Estadual de Saúde Bucal no Serviço Público.

No congresso houve uma mostra de experiências exitosas dos municípios, com a outorga do Prêmio Dra. Laís Amarante, permitindo assim o compartilhamento de informações e troca de experiências entre os profissionais e municípios. Rio Negro foi representado pelo odontólogo Ruann Oswaldo Carvalho Silva.

A primeira ação coletiva em Rio Negro foi feita em ambiente domiciliar em uma comunidade indígena. Cerca de 40 pessoas, todas pertencentes ao mesmo núcleo familiar e de relação social, foram avaliadas individualmente e classificadas de acordo com a necessidade de intervenção (o que em saúde se chama de estratificação de risco).

Os usuários com necessidades de intervenções maiores foram agendados no mesmo dia. Após a estratificação, uma conversa sobre higiene bucal foi promovida pela técnica em saúde bucal, Marinete de Miranda Andrade, sobre técnicas de escovação e orientações gerais. Procedimentos como aplicação tópica de flúor e selamento provisório de cavidades dentárias foram realizados.

A Equipe de Saúde Bucal (ESB) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jorge Ricardo Hirt é composta por Ruann Oswaldo Carvalho da Silva (cirurgião-dentista sanitarista e doutor em políticas públicas) e pela equipe auxiliar, Marinete de Miranda Andrade (técnica em saúde bucal) e Vanessa da Maia (auxiliar em saúde bucal). Todo esse trabalho de aproximação e vínculo só foi realizado graças ao excelente apoio da Agente Comunitária de Saúde Alesandra de Cácia Lima.

A comunidade indígena atendida descende dos Povos Caingangue, cuja língua tem o mesmo nome. Eles estão estabelecidos em uma casa cedida pela Prefeitura Municipal de Rio Negro e estão adscritos no território a UBS Jorge Ricardo Hirt.

A segunda ação foi realizada na Escola Municipal Professor Venceslau Muniz, com base no Programa Saúde na Escola (PSE), que é um programa instituído pela junção dos Ministérios da Saúde e da Educação para melhorar indicadores. Todas as 85 crianças matriculadas foram estratificadas e seus responsáveis foram notificados caso fosse necessário buscar atendimento na UBS.

Em ambas as ações foram realizadas entregas de escovas de dente e aplicação tópica de gel acidificado de flúor.

“Ações de saúde bucal coletiva são fundamentais para a população e são o que me motivaram a estar na Atenção Básica. Quando escolhi a saúde coletiva não imaginava quantos desafios e quantas recompensas encontraria no caminho. Levar o município de Rio Negro ao Congresso de Saúde Bucal no Serviço Público foi algo muito importante e marcante, agradeço muito a gestão e coordenação que me apoiaram no processo de envio do trabalho. Além disso tudo, ter ganhado o Prêmio Laís Amarante foi algo que coroou esse momento de uma maneira muito linda. A Odontologia de Rio Negro vai além da cadeira odontológica e que sigamos sempre firmes e levando saúde à população rio-negrense”, enalteceu o cirurgião-dentista sanitarista e doutor em políticas públicas Ruann Oswaldo Carvalho da Silva.

Compartilhe este conteúdo: