Português (Brasil)

Juntos por Mafra: Entrevista com a Secretária de Assistência Social sobre as Enchentes e Doações

Juntos por Mafra: Entrevista com a Secretária de Assistência Social sobre as Enchentes e Doações

Data de Publicação: 13 de outubro de 2023 13:40:00 Danielle Kondlatsch esclarece dúvidas sobre as doações para os desabrigados, sobre a atual situação do município diante das enchentes e muito mais!

Compartilhe este conteúdo:

1. Como a secretaria de assistência social avalia a situação atual das enchentes em Mafra?

Essa enchente veio um pouco diferente da de 2014, ela veio mais devagar, permitindo que a Defesa Civil atuasse de forma preventiva, retirando as famílias de suas residências para que elas não perdessem todos os seus pertences.

A Secretaria de Assistência Social está gerenciando os abrigos, atualmente estão abertos 5 abrigos e também estamos fazendo o cadastramento dos desalojados, que são aqueles que saíram de suas residências e foram para a casa de familiares, amigos ou conhecidos.

 

2. Quantas pessoas estão nos abrigos e desalojadas?

São cerca de 450 pessoas desalojadas e nos abrigos são 202 pessoas.

 

3. O que pode estar sendo doado para essas famílias?

Podem estar sendo doados roupas, cobertores, colchões, travesseiros, alimentos não perecíveis, materiais de higiene pessoal e principalmente materiais de limpeza. Esses materiais de limpeza, além de estarem sendo usados nos abrigos, eles também vão utilizar muito quando forem retornar para suas casas e fazer a higienização do local. Agora estamos precisando também de utensílios de cozinha, como pratos, copos, talheres, aquilo que for utilizado na cozinha.

 

4. Onde podem ser feitas as doações?

Elas podem ser feitas no CRAS central, na antiga estação ferroviária, fica na rua Benemérito Pedro Kuss.

 

5. Qual o processo que as famílias que foram afetadas pelas enchentes têm que fazer para receber essas doações?

Os desalojados, aqueles que estão na casa de familiares, tem que comparecer ao CRAS para fazer o cadastro. Aqueles que estão nos abrigos já estão recebendo.

 

6. A população está contribuindo com essa causa?

A população de Mafra tem essa característica de ser muito solidária, nós percebemos uma mobilização muito rápida, e recebemos muitas doações desde o início da ocorrência, então eu só tenho a agradecer a população mafrense por tudo isso.

 

7. Pode deixar uma mensagem aos leitores!

Mais uma vez eu agradeço por toda essa solidariedade, por toda a participação da população, a Secretaria de Assistência Social agradece a todos que estão contribuindo.

Compartilhe este conteúdo: