Português (Brasil)

20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra

20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra

Data de Publicação: 20 de novembro de 2023 10:57:00

Compartilhe este conteúdo:

Hoje, dia 20 de novembro, comemora-se o Dia da Consciência Negra, data que faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, como se sabe, líder de um Quilombo que deu a vida para defender os escravos em sua condição desumana de privação da liberdade, de exploração e de opressão.

A história deste país traz essa triste marca da escravidão em que se relegava aos negros a condição desumana de privação da liberdade, amontoados em senzalas e destinados exclusivamente a prestar serviços aos brancos.

Esse importante Dia da Consciência Negra surge, pois, como justo reconhecimento aos irmãos negros por seus sofrimentos infligidos durante o período colonial, suas heroicas lutas e conquistas para resgatar a dignidade, por meio da preservação dos direitos de sua etnia, de modo a garantir relações de horizontalidade quanto à nossa humanidade.

Vale lembrar a propósito dessa data na perspectiva de uma fraternidade universal, como faz o Papa Jesuíta em sua exortação enciclicar Fratelli Tutti, do convite de Francisco de Assis a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço, explicando o essencial de uma fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas, independentemente da sua proximidade física, do ponto da terra em que cada um nasceu ou habita.

Para que sempre nos recordemos, com a consciência ética que se deve ter, da importância de temas como racismo, discriminação, igualdade social e definitiva inclusão dos irmãos negros na sociedade com preservação da cultura afro-brasileira que tanta beleza e encanto nos traz no valioso contributo para a formação de nossa brasilidade.

O racismo é a prova do quanto ainda somos primitivos. Inspirados, assim, na corajosa trajetória de Nelson Mandela (ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar), comemoremos juntos, brasileiras e brasileiros de todas as etnias, o Dia da Consciência Negra, com a certeza de que o Deus de todas as fés estará abençoando esse imenso Brasil de todos nós.

 

Fonte: Ministério Público do Paraná

Compartilhe este conteúdo: