Português (Brasil)

Jorginho Mello nomeia o próprio filho como secretário da Casa Civil em SC

Jorginho Mello nomeia o próprio filho como secretário da Casa Civil em SC

Advogado de formação, Filipe Mello já chefiou outras duas secretarias no estado

Compartilhe este conteúdo:

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou na manhã de quarta-feira que irá nomear o seu filho mais novo, Filipe Mello, como secretário da Casa Civil. A indicação de seu parente, que é advogado de formação, ocorre após a saída de Estener Soratto (PL), que voltou a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do estado.

Desde 2008, a súmula vinculante nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF) caracteriza como nepotismo a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente até terceiro grau ou por afinidade. Mas a legislação não tem efeito sobre os chamados cargos políticos, ou seja, é permitido a nomeação no primeiro escalão de governo.

Sem nunca ter concorrido a um cargo eletivo, Filipe Mello já passou por alguns cargos no estado antes de sua nomeação. Entre 2011 e 2012, na gestão do ex-governador Raimundo Colombo (PSD), foi secretário de Planejamento e, em 2013, foi nomeado na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte.

A entrada de Filipe no governo foi divulgada mediante nota oficial. Além do filho do governador, Jorginho anunciou outras oito trocas em seu primeiro escalão. (Fonte; O Globo)

 

 

Compartilhe este conteúdo: