Português (Brasil)

Rede Elétrica Inteligente da Copel será instalada em Rio Negro

Rede Elétrica Inteligente da Copel será instalada em Rio Negro

Data de Publicação: 23 de janeiro de 2024 10:34:00

Compartilhe este conteúdo:

Rio Negro possui mais de dois mil consumidores da Companhia Paranaense de Energia (Copel), a maioria na área rural. Na última semana foi anunciada a expansão de 41 km da rede trifásica no município para o segundo semestre deste ano com a instalação da Rede Elétrica Inteligente.

O prefeito James Karson Valério, juntamente com o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Geraldo Veiga, recebeu a boa notícia da gerente regional da Copel, Marlise Cardoso de Lemos.

Além de proporcionar facilidades ao consumidor, a Rede Elétrica Inteligente, como é chamada o conjunto de soluções da Copel, garantirá um aumento de produtividade e a transformação da cadeia produtiva do agronegócio em Rio Negro, já que a energia elétrica é um insumo cada vez mais importante no campo. A produção agrícola evolui na mecanização, digitalização e nos processos de produção que tem uso intensivo de energia.

 

TROCA DE MEDIDORES

Para a instalação da Rede Elétrica Inteligente será realizada a substituição dos relógios de luz convencionais pelo medidor inteligente. A empresa contratada Eleng é a responsável pelo serviço. Essa troca leva em média 30 minutos.

O serviço não terá custo para o cliente e será realizado exclusivamente na entrada de serviço, onde o medidor de energia está instalado. Os funcionários da Eleng estão devidamente identificados e possuem carta de apresentação emitida pela Copel.

A modernização dos medidores é acompanhada de investimentos em automação na rede da distribuidora, formando um conjunto que permite ao cliente acompanhar o consumo em tempo real, além de agilizar o atendimento – tanto para pedidos rotineiros, como a ligação e religação de energia, quanto nos casos de desligamentos ocorridos após um temporal, por exemplo.

Os novos aparelhos realizam leitura automática, indicam a falta de energia diretamente ao centro de controle da Copel e permitem comandos remotos, agilizando e aprimorando a gestão dos serviços de eletricidade. Isso ocorre porque, além dos medidores inteligentes presentes em cada unidade consumidora – residências, estabelecimentos comerciais, fábricas e propriedades rurais -, a Copel está investindo em dispositivos de comunicação e automação instalados na rede de distribuição. Esses dispositivos enviam informações às centrais de controle da companhia, agilizando, por exemplo, a localização do ponto de origem de uma interrupção na rede.

Com a instalação do medidor inteligente e sua conexão ao sistema, os clientes podem monitorar o consumo em tempo real pelo aplicativo da Copel para dispositivos móveis Android e iOS. O aplicativo também permite solicitar serviços, acompanhar débitos e recuperar informações para pagamento de contas atrasadas, entre outras funcionalidades.

Compartilhe este conteúdo: