Português (Brasil)

O que esperar da frente fria em Santa Catarina?

O que esperar da frente fria em Santa Catarina?

Data de Publicação: 4 de março de 2024 13:36:00

Compartilhe este conteúdo:

A chegada de uma frente fria promete mudar o cenário meteorológico de Santa Catarina. Conforme informações da Defesa Civil, a semana iniciará com tempo instável e chuvoso desde o amanhecer da segunda-feira (4).

As áreas atingidas deverão ser litoral Sul, planalto Sul e a Grande Florianópolis Serrana.

E, entre o final da manhã e o início da tarde, devem ocorrer pancadas de chuvas e temporais isolados com raios, rajadas de ventos e eventuais quedas de granizo no Oeste. O fenômeno deve avançar pelo restante do Estado entre a tarde a noite.

Segundo o meteorologista Piter Scheuer, essa frente fria passará durante a semana. No entanto, a terça-feira (5) deverá sofrer instabilidades no tempo, com chuvas e temporais isolados.

Na quarta-feira (6), o tempo estará mais seco e frio pela manhã.

Vamos falar sobre a frente fria! Ela trará riscos?

Conforme a Defesa Civil, o risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos e danos na rede elétrica.

O vento deverá soprar com uma intensidade fraca. As direções serão variadas no interior do Estado, na direção Sul no litoral e em áreas próximas, com velocidade de até 50 km/h.

 

Inmet: alerta amarelo!

Vale ressaltar que o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) avisou neste domingo (3), que algumas regiões do Estado poderiam enfrentar chuvas intensas.

O alerta indicava chuvas entre 20 e 30 mm ou até 50 mm, com ventos intensos de 40 a 60 km/h.

No entanto, o risco seria baixo para cortes de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

 

As regiões afetadas seriam:

  • Oeste Catarinense;
  • Vale do Itajaí;
  • Grande Florianópolis;
  • Sul Catarinense;
  • Norte Catarinense.

 

Fonte: ND+

 

Compartilhe este conteúdo: