Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Entrevista com Pedro Uczai: deputado federal dá mais detalhes sobre a implantação e o impacto que o Instituto Federal terá em Mafra
Data de Publicação: 15 de março de 2024 14:44:00 O Diário de RioMafra conversou com o deputado federal, Pedro Uczai, o maior coordenador de todos os passos para a vinda dos IFs para Santa Catarina, onde nos foram passadas maiores informações sobre o Instituto Federal que será instalado em Mafra.
1. Já foi definido o local onde será instalado o IF na cidade de Mafra?
Tem uma área nobre em Mafra, no antigo aeroporto, que é do próprio governo federal, acredito que é uma área privilegiada de 750mil m² que pode acolher bem o Instituo Federal.
2. Vocês já têm uma previsão para o início das obras do Instituto Federal?
Agora o recurso federal já está garantido, são R$2,5 bilhões para o Brasil inteiro implantar os 100 IFs, e para Mafra está garantido o valor de R$ 25 milhões. Agora irão definir a área, fazem o processo de licitação e depois começa a construção dos prédios, laboratórios, salas de aula e etc.
3. Já é possível saber quais cursos estarão disponíveis ou como será a seleção dos cursos?
Nós queremos fazer já em abril uma audiência pública na região de Mafra, onde possamos ouvir o setor empresarial, as comunidades, as lideranças, e principalmente as juventudes e os pais para sabermos quais as áreas técnicas que seriam prioritários para implantação nesse Instituto Federal.
Concluída a audiência pública, definidos os cursos pelo Instituto, logo em seguida se fazem os concursos públicos para contratar os professores daquelas áreas.
4. Como a criação desse campus impactará a comunidade local em termos de oportunidades educacionais e desenvolvimento econômico?
Não tenho dúvidas de que o Instituto Federal irá impactar a vida dos jovens. Jovens que estudam nos IFs de Canoinhas, São Bento, testemunham a mudança de suas vidas, com melhoras de salário, melhoras de dignidade. E onde tem Instituto Federal impacta a comunidade local e no desenvolvimento regional, e isso nós temos percebido em todas as regiões onde foram implantados os IFs.
5. Quais suas considerações finais sobre o assunto?
Nesse momento, eu quero agradecer pela confiança dada às mobilizações que fizemos há dois anos atrás, há um ano atrás, muitas audiências públicas foram realizadas, mobilizamos a comunidade regional, que acreditaram que nós íamos fazer essa luta e tive a alegria de coordenar essas audiências como deputado federal, como defensor da educação.