Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Presidente da Câmara de Vereadores de Rio Negro destaca conquistas e projetos realizados no município
Data de Publicação: 22 de março de 2024 10:17:00 Nesta entrevista, Elcio Colaço, presidente da câmara de vereadores de Rio Negro, comenta sobre as realizações feitas no município, além de suas prioridades para melhorar o funcionamento do legislativo municipal, planos futuros e muito mais!
1. Quais foram as principais realizações ou projetos que a câmara realizou nesses últimos anos no município de Rio Negro?
Nós apresentamos vários requerimentos, indicações ao executivo e também aprovamos diversos projetos, reprovamos outros, aprimoramos alguns, todos eles em benefício da nossa comunidade.
2. Quais os principais desafios que você encontrou na câmara durante a sua gestão?
Desde que eu assumi a presidência, nós transferimos a sede do poder legislativo, que era num prédio alugado, para um prédio cedido pelo estado, sem ônus de aluguel e economizamos quase 100 mil reais por ano. Agora nós temos o Tribunal do Júri, a sede da Câmara dos Vereadores, então ficou um espaço bem bacana, claro, tem muita coisa a ser melhorada lá, mas é um prédio histórico e muita coisa não pode ser mexida, então a gente tenta manter as características e o pessoal lá está bem acomodado.
Nesse período nós promovemos a reforma do regimento interno na lei orgânica do município, adequando ela, já que desde 2002 que não era trabalhada e atualizada.
Promovemos a reestruturação dos cargos da câmara, cortamos alguns cargos e isso é de interesse do município para trazer economia.
Foi criada a Procuradoria da Mulher, que vem atender o interesse das mulheres, estimular elas a participar de cargos públicos, ter um ambiente onde ela pode ser escutada.
Antes de concluir a gestão a gente pretende fazer a implantação do sistema de votação eletrônico, melhorar a transmissão das nossas sessões via rede sociais e YouTube, e esse é um projeto muito importante, porque a população precisa saber o que cada um de seus representantes faz no poder legislativo.
3. Na sua opinião, o que você acredita que deveria ser feito para promover o desenvolvimento e a prosperidade de Rio Negro?
Eu sempre digo que para uma cidade se desenvolver ela tem um tripé de economia, onde tem que ser fortalecido o comércio, a indústria, os serviços e a agricultura. Nós vimos que tem algumas deficiências nessas áreas, mas o importante seria um estímulo da parte do governo do estado de locação de empresas maiores aqui no nosso município. Nós temos aqui no nosso município a agência do SEBRAE, recentemente instalada, que vem para ajudar a trabalhar nos planos de trabalho, tanto do comércio quanto da indústria, estimulando os empresários a se estruturarem e se sustentarem nos seus negócios.
Apesar de estarmos em uma região de entroncamento rodoferroviário, eu vejo que nós temos o potencial para nos desenvolvermos, só que precisamos de criatividade.
Nós temos algumas questões de comércio, de ICMS que nos desfavorece e favorece mais o pessoal de Santa Catarina.
4. Pode deixar suas considerações finais!
Estão chegando as eleições no dia 6 de outubro, e é importante que as pessoas já comecem a escolher seus representantes, tanto no legislativo quanto no executivo, para poder dirigir e fazer as nossas cidades prosperarem.