Português (Brasil)

Você sabe para que serve a fisioterapia e a acupuntura em pets?

Você sabe para que serve a fisioterapia e a acupuntura em pets?

Data de Publicação: 17 de maio de 2024 10:04:00 Em entrevista, veterinários da Clínica Auqmia falam sobre os benefícios de terapias no pós operatório dos animais, além de explicarem sobre as diversas cirurgias que realizam e muito mais!

Compartilhe este conteúdo:

1. Quantas pessoas trabalham com atendimento veterinário na Clínica Auqmia?

Contamos com uma equipe de oito médicos veterinários altamente qualificados. Este grupo inclui especialistas em diversas áreas, como clínica geral, cirurgia geral, ortopedia, anestesiologia, reabilitação e também temos clínicos disponíveis para plantões.

TATIANE KOHL, MARCELA BATISTA, ARIANE CHARANE, ARIELY SCHADECK DOS SANTOS, DANIEL AGIBERT LUZ, DRIELY CAROLINE BECKER, HELOISA AUGUSTIN, PAULA KOCH SCHAPIEVSKI

 

2. Quais são os serviços que vocês oferecem?

Oferecemos uma ampla gama de serviços, incluindo consultas veterinárias, exames laboratoriais e de imagem como ultrassom e raio-x, internamento, cirurgias, fisioterapia e acupuntura. Além disso, temos parcerias com veterinários especialistas em cardiologia, oftalmologia, dermatologia, endoscopia, oncologia, e outras áreas, garantindo um cuidado abrangente e especializado para os nossos pacientes.

 

3. Para que servem os tratamentos de fisioterapia e acupuntura nos pets e quando eles são indicados?

Os tratamentos de fisioterapia e acupuntura podem ser muito benéficos para pets em várias situações.

A fisioterapia pode ser indicada para reabilitação após cirurgias ortopédicas, lesões musculares, articulares ou neurológicas, fortalecimento muscular, controle da dor crônica, entre outros.

A acupuntura é uma técnica milenar chinesa que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para promover o equilíbrio energético e estimular o sistema nervoso. Pode ser indicada para alívio da dor, controle de inflamações, tratamento de doenças crônicas, como osteoartrite e doenças neurológicas, além de auxiliar no controle de ansiedade e estresse.

Esses tratamentos podem ser utilizados de forma complementar a outros tratamentos convencionais.

 

4. Como funciona o atendimento 24 horas de vocês?

Oferecemos atendimento veterinário 24 horas, com um médico veterinário sempre presente. Durante o horário comercial, de segunda a sexta-feira das 08:00 às 19:00 e aos sábados das 08:00 ao meio-dia, nossos veterinários estão disponíveis para consultas e procedimentos. Após esse horário, contamos com atendimento de plantão para emergências e casos que necessitam de cuidados imediatos.

 

5. Quais são os procedimentos cirúrgicos ortopédicos mais comuns realizados na clínica? Como é o processo de recuperação após essas cirurgias?

Na nossa equipe contamos com a Dra. Ariely Schadeck, médica veterinária responsável pelo setor de ortopedia. Os procedimentos cirúrgicos ortopédicos mais comuns que realizamos envolvem pacientes politraumatizados, resultantes de acidentes automobilísticos ou ataques de outros animais. Nossa maior casuística é a osteossíntese, que consiste na correção de fraturas ósseas. A recuperação dessas cirurgias é mais longa em comparação com outros procedimentos cirúrgicos, pois o tempo de cicatrização óssea pode variar de 45 a 60 dias em casos normais. Durante esse período, é essencial garantir um bom repouso para o animal, permitindo que o processo de consolidação óssea ocorra de forma adequada. A fisioterapia e a acupuntura após cirurgia são ótimas aliadas na recuperação desses pacientes.

 

6. Quais são os principais desafios enfrentados ao oferecer esses serviços para animais de estimação?

Os desafios dentro da ortopedia veterinária são inúmeros, pois normalmente estamos trabalhando com fraturas graves decorrente de atropelamentos, então muitos pacientes têm várias fraturas o que acaba envolvendo mais riscos para o paciente. Precisamos ter um planejamento cirúrgico amplo e multidisciplinar. Muitas vezes esses pacientes precisam de estabilização clínica antes de passar pela cirurgia, precisam de um bom protocolo anestésico e de uma execução cirúrgica sem margem para erros. Demanda de um cuidado pós operatório imediato com analgésicos e também um acompanhamento pós cirúrgico.

Outro ponto desafiador é o comprometimento dos responsáveis pelos animais no pós operatório, com os cuidados de repouso, limpeza dos pontos e medicações que traz um impacto importante na recuperação deles.

 

7. Como as pessoas podem contatar vocês para mais detalhes e informações?

Agendamentos podem ser feitos pelos números:

  • WhatsApp: (47) 98886-6794
  • Fixo: (47) 3307-2782
  • E também temos o nosso instagram: @auqmiaclinivet.
Compartilhe este conteúdo: