Português (Brasil)

Exposição de escritor e fotógrafo rio-negrenses chega à Biblioteca Municipal neste sábado

Exposição de escritor e fotógrafo rio-negrenses chega à Biblioteca Municipal neste sábado

Data de Publicação: 27 de junho de 2024 15:02:00

Compartilhe este conteúdo:

Neste sábado (29), às 19h, a Biblioteca Municipal Prof. Venceslau Muniz, em Rio Negro/PR, recebe a abertura da exposição ‘Travessia Literária’, uma união entre os poemas de Marco Aurélio de Souza e as fotografias de Adriano Elias. A exposição, que tem curadoria de Rafaela Prestes, conta com o patrocínio da Copel, produção executiva da Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos, e realização do selo Lambrequim. O evento é aberto à comunidade.

A ideia de levar a exposição para a Biblioteca Municipal ocorre pela ligação entre o autor e a cidade. “Minha relação com Rio Negro é muito forte. Já fiz outros eventos por lá, porém, este será especial, pois o projeto foi pensado para ter essa relação especial com a cidade, tanto pelo conteúdo da obra, quanto pela exposição de fotos. Cabe observar que muita gente envolvida no projeto é da cidade, são amizades que eu cultivo desde a adolescência. Já disse que sou um provinciano irremediável”, afirma Marco Aurélio de Souza.

Para Adriano Elias, nascido em Rio Negro e responsável pelas fotografias da exposição, o convite para participar do projeto veio com a responsabilidade de representar visualmente os momentos e lugares descritos nos poemas de Marco. “Desejo que as pessoas se sintam emocionalmente conectadas com o projeto, encontrando nele reflexões sobre suas próprias experiências e memórias da cidade. Do mesmo modo, espero que a abertura da exposição estimule diálogos e interações significativas entre os visitantes”, é a expectativa de Adriano. 

 

Oficina gratuita com inscrições abertas

Na próxima semana, Rio Negro recebe ainda a Oficina de Escrita Criativa com o escritor Marco Aurélio de Souza, também na Biblioteca Municipal. A oficina será dividida em quatro encontros (01, 03 e 05 de julho, das 19h às 21h30, com finalização no dia 06 de julho, das 14h às 16h30) e é aberta para a comunidade, sem custo para participação.

A atividade busca incentivar e estimular a prática da escrita entre jovens e adultos, contribuindo ainda para aprimorar a redação em vestibulares. Para participar, é necessário ter mais de 16 anos e ter disponibilidade de participar dos quatro encontros. As inscrições podem ser feitas através do formulário neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdnqIzGFGXF1oCMKAefQ3tcECLrrrW-GsPrOTJlaN1kIdXc2w/viewform 

 

Travessia Literária

O projeto ‘Travessia Literária’ foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná - Governo do Estado do Paraná, e conta com o patrocínio da Copel. Além da exposição e da Oficina de Escrita Criativa, a cidade também recebe o lançamento do livro ‘Uma valsa no Rio Negro’ (no dia 06 de julho, às 17h, na Livraria Prefácio) e uma palestra voltada aos estudantes do Ensino Médio e Técnico do Colégio Estadual Barão de Antonina, promovendo a formação e incentivo a vivência artístico-cultural dos alunos. O projeto possui produção executiva da Estratégia Projetos Criativos e Inspire Projetos Criativos, com realização do Selo Lambrequim, responsável pela edição de livros, discos e produção de eventos no Paraná, com sede em Ponta Grossa.

Compartilhe este conteúdo: