Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Política de Privacidade do jornal Diário de RioMafra
Tributos municipais de Rio Negro podem ser pagos com cartão de crédito
Data de Publicação: 2 de julho de 2024 14:44:00
A Prefeitura de Rio Negro trabalha para melhorar e facilitar cada vez mais a vida dos cidadãos. Nesta terça-feira o prefeito James Karson Valério, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal da Fazenda e da Tecnologia da Informação, anunciou mais uma grande ação focada na inovação.
Agora os tributos municipais (atuais e vencidos) também podem ser pagos através do cartão de crédito. Além da praticidade que o uso do cartão gera, é possível parcelar os tributos em até 12 vezes. São aceitas as principais bandeiras de cartão de crédito do mercado. As demais formas de pagamento continuam ativas, como o PIX e boleto bancário.
O pagamento com o uso do cartão pode ser feito através do autoatendimento no portal do município (www.rionegro.pr.gov.br). A opção “Pagar com Cartão” já está inserida no sistema, além das opções “Gerar PIX” e “Imprimir Guias”.
Também é possível utilizar o cartão presencialmente na Prefeitura e no prédio do antigo Paço Municipal no Centro. Nestes dois locais e também no Posto de Atendimento na Roseira as equipes auxiliam os cidadãos que desejam pagar de forma online.
Esse serviço está de acordo com a Lei Complementar nº 55/2022, que reforça que o pagamento por meio de cartão é facultativo, sendo que o contribuinte que desejar utilizar este mecanismo ficará sujeito às regras e determinações dos regulamentos do Banco Central do Brasil e das bandeiras de cartão. Como o pagamento através do cartão é opcional, a taxa de operação existente, por exemplo, é de responsabilidade do contribuinte.
A lei também menciona que o pagamento por meio de cartão de crédito somente será aceito se o cartão utilizado no pagamento for da mesma titularidade do contribuinte para qual foi lançado o valor.
Poderão ser pagos por meio de cartão de crédito:
-
Os impostos municipais: Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
-
As taxas tributárias previstas na lei tributária municipal.
-
Os preços públicos municipais e as tarifas de uso de espaços públicos e outros.
-
As multas tributárias aplicadas sobre o descumprimento de obrigações acessórias.
-
As multas não tributárias, como de posturas, ambientais, da vigilância sanitária e outras.
-
Os demais débitos lançados, gerados ou cobrados pelo Município de Rio Negro.